Notícias


Expertise de profissionais da Praticagem do Rio é diferencial em manobras complexas



A Praticagem do Rio está envolvida em manobras complexas de diferentes tipos de embarcações que estão ocorrendo desde o último dia 9 e devem ser encerradas até sexta-feira desta semana, 17. Estão sendo feitas as manobras de Loadin da Plataforma SSV Catarina, no Dockwise White Marlin, além do fundeio a três ferros do Navio Sonda Ensco DS9, ambas na Baía de Guanabara. Assim como a entrada a reboque da FPSO São Vicente, no Cais da Agulha interno na Brasfels, em Angra dos Reis. E ainda a movimentação da Plataforma SS Pantanal do cais da T-Multi para o do Molhe Sul, no Terminal 2, do Porto do Açu.

Segundo o gerente de operações da Praticagem do Rio, Sérgio Soares, o diferencial dessas manobras é o nível de expertise dos profissionais envolvidos:

– É exigido ao máximo, desde os comandantes das unidades até aos marinheiros que operam nos conveses, sejam nos navios objetos das manobras ou nos rebocadores, lanchas e demais unidades de apoio.

Ainda conforme Soares, cada manobra requer uma cinemática única. Existem diversos fatores relacionados às manobras como: as condições climáticas do momento, a geologia do fundo marinho e o material empregado.

– Dentre as manobras citadas a que mais chama a atenção é a que embarca a Plataforma SSV Catarina no convés do Dockwise White Marlin. Sem dúvida, uma grande tarefa para todos os envolvidos. Mas que não se enganem os leitores, pois até na simples atracação de uma plataforma em um berço, como a que acontecerá até o final desta semana no Porto Açu, onde a SS Pantanal será movimentada para o Molhe Sul do Terminal nº 2, contém uma soma muito grande de conhecimento e experiência acumulada que faz da profissão do prático uma das mais enigmáticas da atualidade – explicou lembrando: – Devemos ter em mente que a cada ano que passa os navios estão cada vez maiores e os desafios também.

Apesar das manobras complexas, Soares garante que o prático, fruto do contato diário com diversos navios e manobras diferentes, realizadas em sua Zona de Praticagem, desenvolve um sentimento muito forte e único que lhe garante a percepção aguda dos movimentos do navio:

– O prático é capaz de gerenciar diversos fatores complexos que se interagem com o navio e o meio líquido e, equacioná-los, proporcionando a condução segura da embarcação manobrada.

Além da Praticagem do Rio, estão envolvidas nessas manobras a Marinha do Brasil (autoridade Marítima), a CIA Docas (autoridade Portuária), diversas agências marítimas, de empresas de rebocadores e de engenharia naval, armadores, o Estaleiro Brasfels, o Porto do Açu e a T-Multi.