Notícias


Nova Direção na Diretoria de Portos e Costas da Marinha



Representante da Autoridade Marítima para a segurança do tráfego aquaviário, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil tem um novo diretor. Assumiu o cargo o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, recém-promovido ao posto. O Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, ex-diretor, foi transferido para a reserva remunerada.

O Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira tem 54 anos e é natural do Estado do Rio de Janeiro. Ele estava no cargo de Diretor de Aeronáutica da Marinha e tem longa carreira na instituição, sendo declarado Guarda-Marinha em 1987.

Após a formação na Escola Naval, fez o Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, tendo 2.434,6 horas de voo. Tem MBA em Gestão Empresarial pelo Coppead/UFRJ e em Política e Defesa pelo Ibmec, além de outros cursos na Escola de Guerra Naval, na Comissão Nacional de Energia Nuclear, na Escola Superior de Guerra e na Universidade de Brasília (UnB).

Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia de transmissão de cargo foi realizada, no dia 17 de abril, de forma restrita, mas contou com a presença do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, ao qual a DPC é subordinada.

Fonte: Conapra