Notícias


Pilot Boat investe em tecnologia e treinamento



Empresa responsável por operar as lanchas da Praticagem do Rio, a Pilot Boat acaba de oferecer uma série de aulas no Rio e em Mangaratiba sobre novas tecnologias aplicadas às embarcações. O objetivo é, aliado ao programa de renovação de equipamentos, qualificar as equipes que atuam no mar. Marítimos da praticagem, que já tinham participado do curso em abril, tiveram novamente aulas agora em junho. Todo o conteúdo foi preparado pelo Capitão de Mar e Guerra Alexandre Schmitt Dyott Fontenelle.

A parte eletrônica das embarcações hoje reúne três funções que, no passado, funcionavam separadamente. Hoje um único equipamento Raymarine congrega um radar, com possibilidade de receber cartas náuticas eletrônicas; uma sonda, ou ecobatímetro, que serve para medir a profundidade abaixo da quilha da lancha; e os AIS (Automatic Identification System), que identificam os navios à distância.

As facilidades desses modernos equipamentos foram apresentadas em aulas – teóricas e nas próprias embarcações – com a presença também de práticos que atuam no Porto do Açu.

Esta é a segunda vez que a Pilot Boat investe nessa área de qualificação. A última foi no final de 2016, também com o Capitão de Mar e Guerra Fontenelle.