Notícias


Praticagem do Brasil comemora 210 anos de criação



A Praticagem do Brasil celebra nesta terça-feira, dia 12 de junho, o seu aniversário de 210 anos. Existente em todo o mundo, a Praticagem é regulada no Brasil pela Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (9.537/1997), tendo sido regulamentada pela primeira vez no país em 1808, com a Abertura dos Portos às Nações Amigas. A atividade é considerada essencial para a segurança da navegação.
No estado do Rio de Janeiro, a Praticagem é chamada de ZP-15, são 70 práticos, que atendem quatro subáreas: Baía de Guanabara; Mangaratiba, Sepetiba, Itaguaí e Angra dos Reis; Arraial do Cabo; e Porto do Açu.
– Me sinto extremamente orgulhoso de integrar esta secular atividade que tem contribuído para a segurança da navegação e o desenvolvimento nacional. Desde a abertura dos portos às nações amigas, em 1808, ressalto o desenvolvimento tecnológico e o altíssimo profissionalismo da Praticagem no Brasil. Os resultados demonstram que estamos no rumo certo – comemora o presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Everton Schmidt.
Os práticos reúnem conhecimento sobre as particularidades das áreas restritas de navegação onde operam, como portos e seus canais de acesso, barras e rios, e oferecem um serviço essencial para a proteção dos tripulantes e passageiros, das embarcações e das cargas que transportam, além do meio ambiente e do trânsito portuário, independentemente das condições de tempo e de maré. Eles assessoram os comandantes, a bordo dos navios, pelas manobras de atracação e desatracação, movimentos de grande risco que exigem a coordenação tanto das equipes em terra quanto as localizadas nos rebocadores e nas próprias embarcações.