Notícias


Praticagem do Rio de Janeiro tem novo Centro de Simulação



Tecnologia a serviço da segurança e da navegação, das pessoas e do meio ambiente

 

A Praticagem do Rio de Janeiro instalou, em ambiente anexo a seu Centro de Controle Operacional, um sofisticado Centro de Simulação. Ele é capaz de apresentar respostas de alta qualidade na simulação da manobra dos navios, sob a influência das condições ambientais, e com cenários já desenvolvidos para todos os Portos e Terminais que compõe a Zona de Praticagem do Estado do Rio de Janeiro (ZP-15), bem como seus canais de acesso.

O Centro de Simulação é composto de dois simuladores, desenvolvidos pela empresa Technomar, integrados e uma Sala de Controle e Instrução.

Um simulador é do tipo “full mission”, com visualização do ambiente externo em 240º, capaz de alternar modelos de diversos tipos de navios, e com controles para diferentes tipos de propulsão, inclusive azimutal.

O outro simulador, integrado ao primeiro, é do tipo “part task”, com visualização do ambiente externo em 90º. Ele simulará um rebocador portuário com propulsão azimutal, controlado a partir de poltrona com controles azimutais nos braços, permitindo ao prático que está manobrando o navio interagir com o comandante do Rebocador.

A Sala de Controle permite gerar diferentes tipos de corridas, em qualquer terminal ou canal, bem como gerar outros navios, para interação com o navio simulado. A Sala de Controle pode ainda gerar e controlar mais rebocadores, permitindo simular manobras com o concurso de vários rebocadores.

O Centro de Simulação será empregado no treinamento de nossos práticos, que poderão realizar qualquer manobra que já executam no mundo real em um ambiente simulado, testando, treinando e aprimorando sua expertise. Também permitirá uma familiarização rápida, tanto com novos navios que venham a operar na nossa ZP, como por exemplo, os Porta-Contentores de 366 metros de comprimento, quanto com novos terminais, canais ou berços que venham a ser desenvolvidos.

Além da excelência do Centro de Simulação, a Praticagem do Rio de Janeiro assinou um Termo de Cooperação Técnica com o Laboratório Tanque de Provas Numérico, da Universidade de São Paulo, congregando o conhecimento dos Práticos à precisão da Academia.

PRATICAGEM-RJ – Aliando expertise e tecnologia a serviço da segurança.