Notícias


Sistema Redraft é apresentado pela praticagem a oficiais da Marinha



Em fase de testes, o sistema Redraft foi apresentado ontem (25/7) por uma equipe da Praticagem do Rio de Janeiro para Oficiais da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O encontro, na sede da DHN, em Niterói, foi um pedido do Diretor do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), Capitão de Mar e Guerra Marcelo Reis. O Redraft, tecnologia desenvolvida para a praticagem pela empresa Argonáutica e a Universidade de São Paulo (USP), vai aumentar a segurança da navegação na Baía de Guanabara. O sistema permite o cálculo de calado por meio do cruzamento de dados sobre as características das embarcações e de ventos, correntes, ondas e maré. A implantação do Redraft, que conta com sensores instalados em duas boias fundeadas nas proximidades da entrada da Baía de Guanabara, vem sendo acompanhada pela Marinha.

Na reunião, Oficiais da DHN tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o funcionamento da tecnologia. Além dos práticos Horacio Senior e Marcelo Fricks e do Comandante Ricardo Lindgren, a apresentação contou com o engenheiro Felipe Ruggeri, da Argonáutica.

– Apresentamos na DHN as possibilidades e recursos do Redraft. Durante o encontro, os Oficiais da Diretoria fizeram várias perguntas, esclarecidas pela nossa equipe da praticagem, que possui conhecimento sobre o sistema e seu processo de homologação – conta Marcelo Fricks.

Pela Marinha, compareceram à apresentação o Comandante Reis e os Capitães de Mar e Guerra Sebastião Oliveira, Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), Marco Antonio Linhares, Comandante do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), e Sonia Cavalcante, Vice-Diretora de Hidrografia e Navegação.

Equipe da Praticagem do Rio com oficiais da Marinha na sede da Diretoria de Hidrografia e Navegação