Notícias


Veleiro fica à deriva e é resgatado por lancha da Pilot Boat



O veleiro Garua, comandado pelo argentino Jorge Cabrera, ficou à deriva – a mais de 20 milhas da Costa no litoral norte do Rio de Janeiro – por três horas na noite do ultimo dia 23. O velejador viajava sozinho e a embarcação teve um cabo enroscado em seu hélice. O veleiro foi rebocado por um navio de pequeno porte (CBO Alessandra), que navegava no mesmo local, até as proximidades do molhe de entrada do Porto de Açu. O Garua acabou sendo resgatado na manha do dia 24, por volta das 11h, pela lancha da Pilot Boat até a atracação em T2.

O mestre de lancha Davi Souza da Glória, de 26 anos, fez o reboque do veleiro acompanhado do marinheiro Clebson Pereira da Silva, de 33 anos, e do mecânico Marcos Alberto Souza Fontella, de 36 anos, além de dois militares da Capitania dos Portos. A torre de controle do VTS Açu solicitou o reboque à Pilot Boat.

– Nós amarramos o veleiro ao nosso bordo na entrada do quebra-mar no canal T2 e o rebocamos até uma área segura para fundeio.  O tripulante do veleiro estava muito cansado e meio aéreo. Ele disse que não tinha como mergulhar para soltar seu hélice porque estava navegando sozinho e tinha problemas de saúde – contou Davi.

Segundo o mestre de lancha, depois de ter sido socorrido, o argentino solucionou o problema do veleiro e seguiu viagem para o Rio de Janeiro:

– Nós ficamos felizes por auxiliar o veleiro Garua. É bom ajudar o próximo e, no mar, sempre precisamos uns dos outros.