Centro de Operações da Atalaia Rio/Divulgação Conapra
A atuação da Atalaia de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, impediu que ocorresse um acidente com a plataforma FPSO Carioca MV-30 na madrugada do último dia 04. A unidade, que se encontrava fundeada na área do Bananal, a noroeste da Ilha Grande, em Angra dos Reis, estava se movimentando quando a situação foi percebida pelo operador de praticagem Raphael Damasceno. Em uma ação de emergência, conseguiu impedir que a plataforma ficasse à deriva. A FPSO Carioca retornou para área do Bananal e foi para o seu destino de atracação, em um estaleiro de Angra, no domingo dia 06.
De acordo com o comandante, Luiz Antonio, diretor técnico da Praticagem do Rio de Janeiro, devido à ocorrência de ventos fortes, a plataforma involuntariamente começou a sair da posição em que estava.
“Temos um rigoroso protocolo para identificar qual prático iria atender essa emergência. Existe também uma questão de logística a resolver. A gente tem a imagem do Corpo de Bombeiros descendo para entrar no carro naquele poste escorregando ou corda, mas na Praticagem não funciona assim. Os práticos, enquanto aguardam o serviço de rotina, hospedam-se em localidades próximas e em função das distâncias envolvidas, é empregada logística de carro e de lancha para que eles saiam de onde estejam e cheguem ao local de emergência. A reação foi muito boa. Foi o mais rápido possível. O pessoal já fica em prontidão com o telefone ao lado da cabeceira”, contou o comandante.
Ainda conforme Luiz Antonio, o operador da Atalaia foi importante porque identificou algo que, normalmente, o navio não faz: “O delegado da Capitania dos Portos de Angra dos Reis tinha determinado que caso houvesse a degradação nas condições meteorológicas, fosse acionado o prático. O que causou que a unidade garrasse (termo náutico que significa que o navio perdeu a fixação da âncora e poderá se movimentar involuntariamente) foi o vento. O delegado tinha determinado que, caso o vento aumentasse, deveria ser acionado o prático e isso não ocorreu”.
Segundo o supervisor de operações do Centro de Controle, Ricardo Lindgren de Carvalho, o risco nesta situação, onde a plataforma estava próxima da Ilha Grande, é que se ela tivesse derivado com vento e corrente na direção sul, sudeste ou sudoeste. Neste caso, a unidade teria encalhado na própria Ilha ou várias pedras ao entorno dela.
“Por sorte, a direção dos ventos e corrente levaram à unidade para nordeste. Ou seja, ela subiu em direção ao canal do terminal da Petrobras. E acabou ficando fundeada no meio do canal. Na manhã seguinte, iam ter petroleiros entrando e saindo do terminal da Petrobras e teríamos uma situação de risco junto a essa plataforma no meio do canal”, detalhou Lindgren.
Ainda conforme Lindgren, o operador atento à unidade, percebeu que ela se deslocava levemente. Questionado pelo operador Raphael Damasceno “O comandante da unidade chegou a dizer que estava tudo certo, que o ferro já tinha unhado no fundo do mar e que a unidade tinha parado de derivar. No entanto, pedi o print da tela do sistema AIS da Praticagem para ver a plataforma. Fiz a avaliação rápida e vi que a situação de emergência permanecia”, lembrou.
O comandante Marcelo Noce foi acionado e rapidamente foi deslocado para o local: “Ele estava de madrugada se dirigindo para outra manobra, então os procedimentos da Praticagem o direcionaram para atender a emergência o mais rápido possível”, contou Lindgren.
O operador Raphael Damasceno atribuiu o resultado positivo da ação ao trabalho em equipe. Ele disse que, após a Carioca estar em segurança, teve a sensação de dever cumprido.
“Todo nosso trabalho é bastante difícil e precisa de atenção. A situação foi diagnosticada com rapidez e monitorada em tempo real. Eu precisei utilizar todos os meios possíveis. Foi tudo muito rápido, uma parceria. Teve o agente que fez a solicitação da emergência, o supervisor que junto comigo, procuramos o primeiro prático disponível. Foi um trabalho em equipe bem eficaz. Tudo foi resolvido sem dano ambiental e pessoal”, comemorou Damasceno.

20 de março de 2018
A Cidade do Rio de Janeiro receberá, entre os dias 25 de março e 1º de abril, no Porto do Rio de Janeiro, a etapa brasileira do evento “Velas Latinoamérica 2018”. O evento reunirá sete navios veleiros estrangeiros e o Navio Veleiro “Cisne Branco”, que estarão atracados entre os armazéns 1 e 7 do Cais do Píer Mauá. O público...
27 de julho de 2022
A vereadora Tânia Bastos, vice-presidente da Câmara Municipal, visitou nesta terça-feira (26) a sede da Praticagem do Rio de Janeiro, na Praça Mauá. O presidente Everton Schmidt, que estava acompanhado do supervisor de Operações da Atalaia Ricardo Lindgren e do assessor Institucional Marcus Vinicius, explicou toda a atividade do centro de controle que funciona 24 horas, além do moderno simulador de...
26 de outubro de 2022
Práticos do Rio fizeram parte de mais uma manobra complexa para a instalação das termelétricas flutuantes na Baía de Sepetiba. Desta vez, o navio CNTIC VPOWER GLOBAL atracou a contrabordo do navio Karmol LNGT Powership Asia para descarregar gás natural (GNL), em uma a operação ship-to-ship. A ação, que contou com a atuação dos práticos Everton Schmidt e Marcelo Fricks,...
19 de janeiro de 2018
Clique aqui para ler a matéria.
14 de outubro de 2019
Um prático, profissional responsável por orientar as manobras dos navios de grande porte, evitou um acidente com um navio no porto de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Uma falha no motor obrigou ele a fazer uma manobra de emergência para afastar a embarcação do terminal sem risco de colisão. (Balanço Geral RJ) Veja no link:...
28 de setembro de 2023
Nesta quinta-feira (28), celebra-se o Dia do Hidrógrafo, profissional capacitado em áreas como hidrografia, oceanografia, geologia e geofísica marinha, meteorologia e navegação. A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), Instituição da Marinha do Brasil, tem como missão “produzir e divulgar informações de segurança da navegação e do ambiente marinho, a fim de contribuir para a salvaguarda da vida humana, o...
1 de novembro de 2022
A Praticagem do Rio encerrou as inscrições para o I Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários. O evento será realizado no dia 9 de novembro no Salão Mauá do RB1 e terá transmissão on-line, pelo canal no YouTube da Praticagem RJ. No encontro, será promovida a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais envolvidos nas manobras com uso de...
16 de novembro de 2023
O Terminal Marítimo Almirante Maximiano Fonseca, conhecido como TEBIG, na Baía da Ilha Grande, é palco da sua milésima Operação Ship to Ship (STS), iniciada na última segunda-feira (13/11). O marco envolve a transferência em total segurança de mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de petróleo entre os navios-tanque João Cândido e Eagle Paraíso, cuja carga terá como destino...
2 de janeiro de 2018
Uma competição de barcos de cerca de 6 metros de comprimento e movidos à energia solar foi realizada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em Angra dos Reis e reuniu atletas de todo o Brasil. (mais…)