Em meio à crise que abala o estado, os Práticos dão sua contribuição para tornar o Porto do Rio mais competitivo. No primeiro semestre de 2017, foi concluída a dragagem do canal de acesso para que embarcações maiores – com até 340 metros de comprimento e 48,5 metros de boca – possam atracar na cidade. Neste momento, os profissionais da Praticagem realizam testes de ganho de calado, assessorando a Capitania dos Portos.
A autorização da Capitania dos Portos para o início das manobras experimentais ocorreu ao final de agosto de 2017. Os navios maiores começaram a chegar dois meses depois, em outubro do mesmo ano. Mas o processo de aumento de calado, por questões de segurança, ocorre em etapas. A dragagem, iniciada no começo do ano de 2016, fará com que o calado passe de 13 metros com maré para até 14,30 metros. Antes da obra, que custou R$ 210 milhões ao governo federal, o Porto estava limitado a navios de até 300 metros de comprimento e 42 metros de boca, o que deixava o Rio de fora do mercado asiático – embarcações provenientes de países como Japão e China não tinham como entrar na Baía de Guanabara.
– A dragagem contou com atuação efetiva da Praticagem, que ajudou na elaboração do projeto. Os práticos participaram de simulações feitas na USP e deram sugestões. Agora, eles integram os testes (chamados de ramp up), que permitirão, por etapas, o aumento de calado. Neste ano de 2018, teremos a possibilidade de atender todos os navios conteineiros que frequentam os portos brasileiros – explica Luiz Henrique Carneiro, presidente da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), diretor-presidente da MultiRio, Terminal de Contêineres no Porto do Rio, e da Multi-Car,Terminal de Veículos do Porto do Rio, do grupo Multiterminais. – O Rio vai atingir em 2018 um padrão equivalente ao de seus concorrentes.
A expectativa é de que as mudanças no Porto ajudem na recuperação econômica do estado. Os dois terminais da Multiterminais recebem, por mês, entre 40 e 50 navios. Antes da recessão, esse número variava entre 50 e 60. Para 2018, Carneiro espera que a média volte ao patamar anterior à crise.
De acordo com a Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ), em 2016 o Porto do Rio movimentou mais de US$ 5 bilhões, sendo que de janeiro a agosto de 2017 o total ultrapassa os US$ 3,1 bilhões. Ele é o 11º porto brasileiro em valor movimentado e está em segundo lugar em valor agregado. Para se ter ideia da importância da atividade, o Porto do Rio é o maior gerador de impostos do estado. A volume arrecadado com ICMS foi de R$ 1 bilhão em 2016 (em 2015, o total chegou a R$ 1,66 bilhão).
Software conta com informações sobre condições ambientais captadas por boias no mar
Uma tecnologia desenvolvida em conjunto com a Praticagem pela empresa Argonáutica e a Universidade de São Paulo (USP) vai ajudar na entrada de navios maiores na Baía de Guanabara, aumentando a segurança. Chamado de Sistema Redraft, ele permite o cálculo de calado por meio do cruzamento de dados sobre as características das embarcações e de ventos, correntes, ondas e maré. Em fase de testes – iniciados no ano passado e que vêm sendo acompanhados pela Marinha – o Redraft transmite para uma central de informações em tempo real os dados captados por sensores instalados em duas boias fundeadas nas proximidades da entrada da baía.
– Os dados chegam brutos para nós e são processados pelo software junto com as características do navio. O Redraft, então, calcula o calado para aquele determinado momento ou para até 48 horas, com grande margem de segurança – explica o presidente do Sindicato da Praticagem do Estado do Rio de Janeiro, Prático Everton Schmidt, acrescentando que o calado delimitado pela Marinha para a Barra Grande é de 12,6 metros, sendo que a ferramenta matemática desenvolvida pela USP tem a capacidade de precisar melhor esse valor.
Veja também: Porto do Rio de Janeiro começa operar navios de grande porte
19 de dezembro de 2023
Um dos painéis do II Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários, em 28 de novembro, teve como tema “Aspectos Legais e de Engenharia”. Participaram do debate o prático Kopezynski, da Praticagem do Rio de Janeiro, e a capitão de Longo Curso (CLC) Fabiana Durant, representando o Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM). O prático Luiz Antonio, também da Praticagem...
26 de janeiro de 2018
Clique no link abaixo assista o vídeo http://tv.r7.com/record-play/rio-de-janeiro/rj-record/videos/parceria-entre-cientistas-da-ufrj-e-praticos-auxilia-controle-da-poluicao-na-baia-de-guanabara-25012018 Cientistas do Instituto de Biologia da UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) enfrentam dificuldades para realizar o controle da poluição na baía de Guanabara por falta de verbas públicas. No ano passado, eles começaram a ter apoio dos práticos, profissionais que auxiliam a navegação nos portos. Há mais de...
6 de maio de 2022
O presidente da Praticagem do RJ, Everton Schmidt, acompanhado do assessor institucional da entidade, Marcus Vinicius, visitou nesta sexta o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML). Os dois foram recebidos pelo Capitão de Mar e Guerra Paulo Ozório, comandante da unidade, e por seus oficiais. Aos representantes da Praticagem, foram apresentados os novos Simuladores de Manobras e de...
20 de outubro de 2021
Importante!!! Diante da efetiva confirmação da Nota Técnica S/IVISA-RIO COVID-19 No 19/21, emitida em 31/08/2021 que atende ao decreto 49.335 de 2021 do Município do Rio de Janeiro, os participantes presenciais do seminário "O fator humano na segurança da navegação", no dia 25 de outubro, devem apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. Serão aceitos carteira digital do aplicativo Connect...
8 de março de 2019
“Este ano, a Organização Marítima Internacional (IMO) traz como tema do Dia Marítimo Mundial “Empoderando Mulheres na Comunidade Marítima” – uma oportunidade de despertar consciência para a igualdade de gênero, um dos objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030. O Dia Marítimo Mundial é tradicionalmente celebrado em setembro, mas conta com eventos e atividades realizados ao longo...
25 de outubro de 2018
Um seminário no centro do Rio discutiu a segurança das embarcações nos portos brasileiros e contou com a participação de autoridades civil e militar de todo o país. O Conselho Nacional de Praticagem apresentou as novidades do setor. Veja o vídeo no link abaixo: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/seguranca-nos-portos-seminario-de-praticagem-traz-novidades-para-o-setor-24102018
2 de maio de 2020
Representante da Autoridade Marítima para a segurança do tráfego aquaviário, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil tem um novo diretor. Assumiu o cargo o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, recém-promovido ao posto. O Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, ex-diretor, foi transferido para a reserva remunerada. O Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira tem 54 anos...
16 de novembro de 2023
O Terminal Marítimo Almirante Maximiano Fonseca, conhecido como TEBIG, na Baía da Ilha Grande, é palco da sua milésima Operação Ship to Ship (STS), iniciada na última segunda-feira (13/11). O marco envolve a transferência em total segurança de mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de petróleo entre os navios-tanque João Cândido e Eagle Paraíso, cuja carga terá como destino...
5 de agosto de 2020
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, vai ajudar os pescadores artesanais que tiveram suas rendas reduzidas com o isolamento social. Para isso, será distribuída a esses pescadores uma cesta solidária infantil. A DPC conta com a ajuda de toda tripulação para doações, que farão parte dos kits, até...