O presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Everton Schmidt, além de vários práticos da ZP, esteve em Itajaí, Santa Catarina, na “The Ocean Race”, no último domingo (23), a maior regata de volta ao mundo, em seu único porto na América do Sul. Este ano, foi a quarta vez consecutiva em que a regata esteve no município. O evento se consolida como um importante polo de fomento à mentalidade marítima, além de ampliar a visibilidade do Brasil para o mundo. Com investimentos que ultrapassam a R$120 milhões, a regata permitiu a criação de 300 empregos diretos e outros dois mil indiretos.
Durante o evento, foi firmada a “Declaração Universal dos Direitos do Oceano” pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, deixando um legado de sustentabilidade e estimulando práticas de proteção dos oceanos.
A Marinha do Brasil participou da regata com uma exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil e apresentou programas estratégicos da Força. Também foi levado ao evento o navio-veleiro “Cisne Branco”, aberto para visitação ao público.
O presidente da Praticagem RJ foi ao evento a convite da organização da “The Ocean Race”. Schmidt e os práticos da ZP participaram de diversas exposições, reuniões e eventos que ocorreram ao longo da permanência dos veleiros da competição em Itajaí. Entre eles, encontros com a SC Portos, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), o almirante de esquadra, José Augusto Vieira da Cunha Menezes, e o almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, comandante de Operações Navais.