A primeira operação de transbordo, através de um navio classe VLCC (Very Large Crude Carrier), com a atracação da embarcação para a Petrogal, ocorreu no Terminal de Petróleo (T-OIL) da Açu Petróleo entre os dias 15 e 28 de maio. As manobras feitas pela Praticagem do Rio de Janeiro foram realizadas com sucesso. Os navios petroleiros da classe VLCC estão entre os maiores do mundo, com capacidade de armazenamento de até dois milhões de barris de óleo cru. Desenvolvido pela Açu Petróleo, em parceria com Prumo Logística e a Oiltanking, o T-Oil é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios desta envergadura.
– O prático é o responsável por toda segurança da manobra. Ele que irá avaliar se ela tem condições de ser realizada. Por exemplo, nós temos parâmetros, limites de ventos, correntes, de altura de onda. E quando o prático embarca, ele vai verificar se esses parâmetros estão corretos, dentro dos limites aceitáveis podendo prosseguir ou até abortar a manobra – explicou o diretor de Operações da Praticagem Rio, André Kouzmine lembrando que: – Estando tudo ok, o prático vai manobrar o navio, chamar os rebocadores, conduzir toda a operação em segurança até que o navio esteja atracado.
De acordo com Kouzmine, nesse tipo de manobra, primeiro o navio VLCC é atracado ao terminal, depois chegam os navios carregados com combustível (ambos cercados por barreiras de contenção a derrame no mar). Eles atracam a contrabordo e transferem a carga. Quando o primeiro navio está completamente cheio é marcada a manobra de desatracação:
– A saída é mais complicada porque o navio fica muito pesado. Foi a primeira operação que fizemos com um navio desse tamanho, um VLCC, totalmente carregado e saindo navegando no canal. A manobra foi realizada com sucesso, tanto a entrada quanto a saída. Essa operação vai começar a ser mais rotineira.
Conforme a Açu Petróleo, as operações com este tipo de embarcação apenas se tornaram possíveis devido ao investimento de R$ 400 milhões, realizado no ano passado, com as obras de dragagem que levaram a profundidade nominal do terminal para 25 metros. Segundo Kouzmine, a Praticagem do Rio também acompanhou todo processo que culminou com a manobra do VLCC.
– Uma equipe de práticos foi para um simulador nos Estados Unidos. Eles foram avaliar se esse navio teria condições de entrar no Açu. É um navio muito grande. São 20 metros de calado. Durante essas simulações, chegou-se à conclusão que tinha que aumentar a bacia de manobra, aonde o navio chega e faz o giro. Ela não era adequada para as dimensões desse navio e nem o canal. Com isso, a Praticagem propôs uma alteração na bacia de manobra e o uso de equipamentos eletrônicos, como uma boia virtual – lembrou o diretor de Operações da Praticagem Rio esclarecendo que: – Também sugerimos os números de rebocadores para que essa manobra fosse feita com segurança. Decorrente dessa simulação, a Açu Petróleo contratou uma dragagem. Eles aumentaram a bacia de manobras, a largura do canal e a extensão. Só quando todos esses requisitos foram concluídos, uma boia virtual colocada no lugar e o número de rebocadores suficientes é que a manobra pode ser realizada.
Ainda de acordo com Kouzmine, a Praticagem do Rio teve importância na preparação do terminal para receber esse tipo de navio, principalmente na parte de segurança, evitando assim que acontecesse um acidente, uma poluição ambiental, um vazamento ou derramamento de óleo, o navio também poderia encalhar e até colidir:
– Além do tamanho da bacia de manobras, avaliamos no simulador quais eram os parâmetros máximos para que esse navio pudesse realizar essa manobra. Qual era o limite máximo de vento, a corrente, a altura de onda máxima. Depois de toda essa avaliação no simulador, estabelecemos os parâmetros para que a manobra pudesse ser realizada com sucesso.
Atualmente o Brasil já exporta o equivalente a um milhão de barris de petróleo/ dia, sendo que mais de dois terços deste volume é exportado utilizando-se um navio da classe VLCC.
– A atracação do primeiro VLCC é um grande marco para a Açu Petróleo. Iniciamos nossa operação em agosto de 2016 e, desde então, avançamos muito no processo de desenvolvimento do terminal. Hoje, o T-Oil já se apresenta como a melhor alternativa para a exportação de petróleo no Brasil, aliando excelência operacional, segurança e eficiência – disse Victor Snabaitis Bomfim, Presidente da Açu Petróleo.
27 de junho de 2022
O Dia Nacional do Agente Marítimo foi comemorado, na última quinta-feira (23), no Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (SINDARIO), no Centro do Rio. Na ocasião, o presidente da Praticagem RJ, Everton Schmidt, esteve presente à comemoração onde parabenizou os agentes marítimos pela data. Também estiveram presentes autoridades e empresários. ...
8 de março de 2020
No Dia Internacional da Mulher, a revista Ela, do Globo, publica uma reportagem com histórias de mulheres práticos no país. Como conta a matéria, a praticagem brasileira tem nos seus quadros apenas 2,2% de mulheres. Mas, o sexo feminino vem conquistando cada vez mais espaço na profissão. Leia um trecho da reportagem: O navio de guerra da Marinha americana USS...
6 de maio de 2022
O presidente da Praticagem do RJ, Everton Schmidt, acompanhado do assessor institucional da entidade, Marcus Vinicius, visitou nesta sexta o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML). Os dois foram recebidos pelo Capitão de Mar e Guerra Paulo Ozório, comandante da unidade, e por seus oficiais. Aos representantes da Praticagem, foram apresentados os novos Simuladores de Manobras e de...
21 de agosto de 2022
A Praticagem do Rio de Janeiro lamenta a morte do prático Vitor Emanuel Costa de Castro, de 60 anos, neste domingo (21). Ele andava de bicicleta quando teve um infarto. Vitor Emanuel estava na Praticagem há 36 anos. O velório será nesta segunda-feira (22) no Cemitério Parque da Colina, no bairro de Pendotiba, em Niterói, entre 12h e 15h45. Neste momento...
9 de setembro de 2018
Os práticos do estado do Rio de Janeiro iniciaram um programa de treinamento em modelos tripulados no Centro de Modelos de Buques em Escala (CMBE), no Panamá. A intenção é aprimorar a capacitação técnica dos profissionais para que eles manobrem com segurança a nova geração de navios porta-conteiner de 14.000 TEUs e até 366m de comprimento. O primeiro grupo com...
28 de junho de 2019
Empresa responsável por operar as lanchas da Praticagem do Rio, a Pilot Boat acaba de oferecer uma série de aulas no Rio e em Mangaratiba sobre novas tecnologias aplicadas às embarcações. O objetivo é, aliado ao programa de renovação de equipamentos, qualificar as equipes que atuam no mar. Marítimos da praticagem, que já tinham participado do curso em abril, tiveram...
10 de setembro de 2018
A Atalaia Rio agora oferece aos práticos uma nova sala de reuniões, com capacidade para 16 pessoas e internet wi-fi. O espaço, no mesmo andar da sede da Praticagem do Rio, no Centro, tem entrada independente e conta ainda com aparelho de projeção multimídia, além de apoio de copa. O prático da ZP-15 que quiser utilizar a sala, tanto para reuniões...
23 de junho de 2021
Em 20 de setembro de 1519, cinco embarcações partiram de Sevilha e, quase três meses depois, em 13 de dezembro, adentraram a baía do Rio de Janeiro (atual Baía de Guanabara) para reparos antes de seguir viagem. O local oferecia segurança e abrigo para aqueles que realizavam viagens de descobrimentos pela costa do Novo Mundo na direção Norte–Sul. A história...
31 de janeiro de 2020
Na noite de quinta-feira (30/1), a Praticagem do Rio de Janeiro impediu um grave acidente na costa de Niterói com a gigante plataforma P-70 da Petrobras, de 78 mil toneladas. Após ser retirada do navio no qual veio embarcada da China para operar no pré-sal, a unidade foi deslocada para a área de fundeio, no Gragoatá. À noite, quando finalizava-se...