Um dos painéis do II Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários, em 28 de novembro, teve como tema “Aspectos Legais e de Engenharia”. Participaram do debate o prático Kopezynski, da Praticagem do Rio de Janeiro, e a capitão de Longo Curso (CLC) Fabiana Durant, representando o Centro de Capitães da Marinha Mercante (CCMM). O prático Luiz Antonio, também da Praticagem RJ, foi o moderador.
Kopezynski fez uma apresentação sobre “Certificados de Tração Estática”. Para o público presente no evento organizado pela Praticagem do Rio, ele ofereceu sugestões para o aperfeiçoamento da realização e registro dos ensaios de tração estática, limitando, por exemplo, sua condução por Entidade Certificadora ou por Sociedade Classificadora, reconhecida pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Já Fabiana Durant, que falou sobre “Interação Porto x Rebocadores”, explicou o conceito de segurança da navegação. Segundo ela, não se justificam referências a incremento de segurança, porque este é “um elemento imprescindível e inegociável”. Para a CLC, todo acréscimo de recursos (como desenvolvimento tecnológico) tem como objetivo a retirada de restrições a determinadas manobras, mas não o aumento de segurança. “Segurança a gente tem que ter sempre em qualquer manobra”, destacou ela.
Todo o seminário pode ser assistido pelo canal “PRATICAGEM RJ” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=95rRLvgG9O8.
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