A sede da Praticagem do Rio, no Centro, foi palco ontem (29/4) do lançamento do livro “Rebocadores azimutais”, do comandante Luiz Felipe de Oliveira, em evento que reuniu a comunidade marítima, de autoridades a empresários. A publicação é um manual prático para quem quer aprender a reproduzir as manobras desse tipo de rebocador, que oferece maior segurança e é hoje utilizado em larga escala nos portos do país no auxílio a navios e outras embarcações. Luiz Felipe tem 17 anos de experiência na atividade portuária, sendo que hoje sua atuação está concentrada, principalmente, no Porto de Itaguaí.
O livro contou com o apoio da Praticagem do Rio a patrocínio da empresa de rebocadores Camorim.
– Tive a ideia do livro pensando na segurança. Muita gente quer aprender sobre os azimutais, então resolvi colocar no papel um manual de fácil entendimento – explica Luiz Felipe, que trabalha para o consórcio Starnave Camorim, dizendo que reuniu lições simples e práticas de como evitar acidentes. – O azimutal é uma embarcação muito específica, que hoje está tomando conta de todos os portos do Brasil. No Porto do Rio, por exemplo, não se trabalha mais com rebocadores tradicionais. Os azimutais possibilitam um número maior de manobrabilidade, permitindo um barco rodar 360 graus no seu eixo. E eles garantem também uma confiabilidade maior.
O prático Homero com o comandante Luiz Felipe
Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, o comandante costuma receber mensagens de outros profissionais pedindo dicas e para tirar dúvidas:
– Alguns seguidores começaram a pedir que eu fizesse lives para falar sobre a carreira, entre outros assuntos do mundo portuário. Depois disso, vi que era necessário lançar o livro, pois é um material inédito no Brasil.
Para o presidente da Praticagem do Rio, Everton Schmidt, a junção de diferentes representantes da comunidade marítima mostra a relevância do conteúdo reunido no livro:
-A Praticagem do Rio fica muito honrada em receber a comunidade marítima para tão importante evento. É um livro sobre rebocadores que agrega muito conhecimento técnico ao assunto, e o lançamento teve a intenção também de unir os diferentes entes do nosso meio.
Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo, foi um dos presentes no lançamento, ocasião em que fez um discurso sobre a importância de qualificação dos profissionais marítimos para que sejam evitados acidentes.
– O rebocador empregado no apoio portuário é fundamental na atracação e desatracação seguras. Essa iniciativa é um incentivo para que a Camorim e a Praticagem do Rio sigam auxiliando pessoas que queiram escrever livros sobre a segurança da navegação – destaca o almirante Lima Filho, ressaltando o simbolismo da reunião de diferentes entes marítimos em torno do tema. – É importante unir a comunidade marítima para a disseminação de experiências em prol da segurança da navegação no país.
Presidente do Sindicato dos Agentes Marítimos (SindaRio), José Carlos Ribeiro Gomes, também no evento, afirmou que o livro contribuiu para a transmissão de conhecimentos na área:
– Publicações como esta deixam mais vasto o espectro da literatura técnica da atividade marítima. Para nós, foi uma honra poder estar presente em um momento tão marcante junto à nossa anfitriã, a Praticagem do Rio de Janeiro, que entendeu a importância do evento e nos apoiou incondicionalmente.
O vice-presidente da Sociedade de Amigos da Marinha no Rio de Janeiro (Soamar-RIO), Jose Antonio de Souza Batista, diz que o livro foi escrito por “um mestre na questão de rebocadores”.
– Ele vai servir de norte para futuros profissionais da área. Sem o rebocador, não se consegue levar um navio em segurança ao porto. Ao abordar de forma clara, objetiva, com gráficos e desenhos, o livro torna a operação mais segura – aponta Jose Antonio, acrescentando. – O evento teve a convergência dos atores principais de toda operação marítima. Isso mostra que as entidades do setor estão marchando na mesma direção com vistas a melhores resultados.
No evento, estiveram ainda o proprietário da Camorim, Carlinhos Penna, além do vice-almirante Eduardo Machado Vazquez, comandante do 1° Distrito Naval, do contra-almirante André Luiz de Andrade Felix, comandante da Segunda Divisão da Esquadra, e do contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira, diretor de Assistência Social da Marinha.
18 de junho de 2021
O Cristo Redentor, que é o maior símbolo do Rio de Janeiro, vestirá um colete salva-vidas. A imagem será projetada na estátua no próximo dia 29. A ação é parte da divulgação de uma campanha de conscientização sobre a importância desse item de salvatagem, conduzida pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro com apoio do o Comando do 1º...
2 de janeiro de 2018
Uma competição de barcos de cerca de 6 metros de comprimento e movidos à energia solar foi realizada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em Angra dos Reis e reuniu atletas de todo o Brasil. (mais…)
28 de dezembro de 2023
O livro “Operações de Rebocadores ASD pela Proa: Riscos e Eficácia”, do prático Henk Hensen, acaba de ser lançado no Brasil, durante o II Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários. O evento, organizado pela Praticagem do Rio, aconteceu no dia 28 de novembro. A edição tem tradução do capitão de Longo Curso (CLC) Plínio Rodrigues Calenzo, presidente do Centro dos...
25 de setembro de 2023
Na última semana, entre os dias 18 e 23, foi realizado o Seminário Jurídico de Direito Marítimo, na cidade de Palermo, na Itália. O evento reuniu empresários, advogados e práticos. A Praticagem do Rio de Janeiro, representada pelo seu presidente, Everton Schmidt, participou do seminário que debateu diversos temas com a participação da Guarda Costeira Italiana e da Federação de...
8 de março de 2020
No Dia Internacional da Mulher, a revista Ela, do Globo, publica uma reportagem com histórias de mulheres práticos no país. Como conta a matéria, a praticagem brasileira tem nos seus quadros apenas 2,2% de mulheres. Mas, o sexo feminino vem conquistando cada vez mais espaço na profissão. Leia um trecho da reportagem: O navio de guerra da Marinha americana USS...
24 de outubro de 2022
A Praticagem do Rio de Janeiro prestigiou o lançamento do livro "Direito Marítimo”, no último dia 19, no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O livro, coordenado pelo ministro Ricardo Lewandowski, traz estudos em homenagem aos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães e aspectos que envolvem a navegação mundial. Estiveram presentes o presidente da Praticagem do Rio, Everton Schmidt, e o Assessor...
21 de agosto de 2018
O navio Cape Artemisio, do armador Hapag-Lloyd, desatracou no dia 18 deste mês no Sepetiba Tecon (Terminal Portuário de Contêineres de Itaguaí). Na ocasião, o navio trouxe com ele um recorde: o porta contêiner com o maior calado a operar no Brasil - 15,20m. A operação só foi possível graças ao calado máximo de 15,40m que o terminal possui para...
25 de novembro de 2019
A Praticagem do Rio patrocina hoje a única biblioteca do bairro do Caju, mantida pela Fundação Gol de Letra. Pelo espaço, que fica num dos acessos ao Porto do Rio, chegam a circular 700 pessoas, de todas as idades, por mês. Lá, são desenvolvidas atividades ligadas à leitura e também educacionais e culturais. Ao lado, o selo que marca essa...
11 de abril de 2020
Mesmo com a pandemia de coronavírus, os práticos não podem parar de trabalhar. Responsáveis por atracarem os navios nos portos, eles implementaram medidas de proteção para evitar contaminações e passaram a higienizar as lanchas antes de cada embarque dos práticos. Fonte: Fala Brasil/R7 Veja a matéria no link abaixo: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/praticos-mudam-rotina-e-implementam-medidas-de-prevencao-ao-coronavirus-11042020