O processo de formação de comandantes de rebocadores e da segurança das manobras na Zona de Praticagem do Estado do Rio de Janeiro foi tema de debate do II Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários, organizado pela Praticagem RJ. O evento, que ocorreu no dia 28 de novembro, reuniu cerca de 150 pessoas.
O seminário contou com a presença de representantes da Autoridade Marítima, do Tribunal Marítimo e da Procuradoria Especial da Marinha, além de empresas de rebocadores, comandantes e tripulações, agentes marítimos, praticagens, terminais portuários e diversos membros da comunidade marítima nacional. Durante os debates, houve ampla interação entre os painelistas e a assistência.
Em três painéis foram abordados os temas: “Aspectos Legais e de Engenharia”, “Formação de Aquaviários” e “Questões Operacionais do Emprego de Rebocadores”. Na ocasião, foi discutido o aperfeiçoamento de distintos aspectos relacionados ao emprego de rebocadores portuários.
O juiz Fernando Alves Ladeiras, do Tribunal Marítimo, fez o encerramento do seminário. De acordo com ele, eventos como esse contribuem para diminuir o número de acidentes:
“Achei espetacular, é muito bom o debate sobre temas tão importantes para a comunidade marítima”.
Everton Schmidt, presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, aproveitou a oportunidade para agradecer a participação e ressaltou o espírito de colaboração e amizade entre os presentes. Schmidt também reforçou a necessidade da realização de outros encontros.
“É essencial darmos continuidade à proveitosa interação em prol da segurança da navegação e do desenvolvimento de nosso Brasil”.
O conteúdo do seminário na íntegra pode ser acessado pelo canal “PRATICAGEM RJ”, na plataforma YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=95rRLvgG9O8