Notícias


Porto Sudeste tem sua primeira operação ship to ship, de transferência de petróleo no mar



Operação ship to ship na Baía de Sepetiba

O Porto Sudeste, em Itaguaí, acaba de abrigar a sua primeira operação ship to ship, de transferência de carga entre embarcações. Foi a primeira também na Baía de Sepetiba. O petróleo cru envolvido na ação, extraído na área de Iracema Sul, no campo de Lula – pré-sal da Bacia de Santos, na costa do Rio de Janeiro -, será levado por um navio exportador para a Espanha, onde a descarga ocorrerá no Porto de Algeciras. Diretor operacional do Porto Sudeste, Guilherme Caiado explica que a indústria petrolífera possui uma padrão de segurança elevado, exigindo o mesmo da atividade portuária.

A operação teve início às 14h36 dia dia 11/7 (segunda-feira) e terminou 16 horas depois, já no dia seguinte.

“Para realizarmos esta primeira operação, foram feitos diversos estudos de engenharia e navegação. Este novo negócio é importante para o Porto Sudeste, para o Estado do Rio e para o Brasil. Estamos ofertando uma infraestrutura portuária eficiente e segura para o mercado”, afirma Caiado, adiantando. “Teremos novas operações ao longo deste ano, o que consolidará o Porto Sudeste como um terminal importante para atender o crescimento da produção de petróleo do Brasil”.

Ele destaca que, no país, a previsão é de que a produção duplique nos próximos três anos:

“E a nossa infraestrutura portuária será fundamental para garantir este crescimento”.

A Praticagem do Rio participou das simulações de manobras e análises de risco desde o início do desenvolvimento do projeto.

“Após os nossos estudos, a Praticagem utilizou o seu simulador para disseminar o conhecimento entre os práticos que compõem a ZP-15  e sugeriu para a Marinha do Brasil os parâmetros operacionais para o início das operações”, diz o diretor do Porto Sudeste. “Sem o conhecimento técnico da Praticagem, esta operação não teria ocorrido, pois os requisitos de segurança da navegação não teriam sido atingidos”.

Vice-presidente da Praticagem do Rio, Porthos Lima ressaltou o empreendedorismo do Porto Sudeste:

“A Praticagem do Rio de Janeiro agradece a toda equipe do Porto Sudeste, em especial o seu diretor, Guilherme Caiado, pelo empreendedorismo e visão de negócios que tiveram ao investir nesse projeto. Com certeza, as dificuldades foram muito grandes, mas a determinação fez com que obstáculos fossem contornados, chegando a esse grande dia. A Praticagem se sente honrada por participar desse projeto desde o início e por apoiar o Porto Sudeste com seu conhecimento técnico para o planejamento dessa manobra. Que seja a primeira de muitas manobras de petroleiros no Porto Sudeste”.