Durante o carnaval, a estimativa é de que 45 mil turistas transitem pelo Pier Mauá. Só no domingo seis navios irão atracar simultaneamente trazendo 35 mil pessoas para a folia carioca. Enquanto turistas e moradores da cidade se divertem, a equipe da Praticagem do Rio estará em alerta para proporcionar maior eficiência e segurança à navegação.
Com grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e manobra de navios, bem como das particularidades locais, os práticos também vão estar de serviço no Carnaval. – A escala de serviço é elaborada pelos práticos e homologada pela Marinha. É um serviço continuado que não é interrompido nem no carnaval, Natal, Ano Novo ou feriado. Nós trabalhamos em escala. São oito práticos em Mangaratiba, oito no Rio, um em Arraial do Cabo e mais quatro no Porto do Açu. A escala dos práticos é elaborada para atender o pico de movimento dos navios, ou seja, a quantidade de manobras máximas que o porto pode ter – explicou o presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Everton Schmidt. De acordo com Schmidt, há determinado número de manobras que podem ser realizadas e isso varia de acordo com área: – Fisicamente você não pode fazer muitos navios ao mesmo tempo, não é o ideal. Não nos descuidamos nunca da segurança, mas estamos muito preocupados com a produção, o escoamento das matérias primas, manufaturados, petróleo que entram e saem do porto. Na verdade, a Praticagem existe para fomentar a atividade portuária dentro dos parâmetros máximos de segurança. Nós ajudamos a economia do Brasil e muito. Existem diversos terminais numa mesma região, mas gente consegue otimizar esse espaço e manobrar o maior número de navios ao mesmo tempo com segurança. O presidente da Praticagem do Rio explica ainda que, com a vinda dos navios de passageiros, não há necessidade de acrescentar práticos em determinados períodos porque o número de profissionais que estão de serviço já são suficientes para realizar as manobras, inclusive a desses navios. – O esquema de plantão na verdade é de 365 dias no ano, nosso serviço é ininterrupto. Há um Centro de Controle, muito parecido com uma torre de aeroporto, onde nós fazemos todo esse controle da movimentação das embarcações na determinada região. Os práticos têm essa capacidade e nós temos operadores qualificados, todos eles falam inglês, e trabalham com a chegada dos navios até que o até o prático vai para bordo. A nossa estrutura é grande. São diversos funcionários porque temos que trabalhar 24 horas. Se um navio chamar o Centro de Controle às 3h, com certeza, nós teremos dois ou três operadores naquela Atalaia para atender o navio – lembrou Schmidt. Ainda conforme Schmidt, a Praticagem prevê a segurança ao navio como um um todo, não apenas aos turistas. Ele lembra ainda que a Praticagem é compulsória no Brasil, como na maioria dos países do mundo, principalmente os países desenvolvidos. No Brasil, a Praticagem existe há mais de 200 anos. |
4 de fevereiro de 2019
O prático Valdir Barros Cals faleceu na noite desta segunda-feira (4/2), em seu serviço, devido a um acidente durante o embarque em um navio que iria atracar no terminal de container de Sepetiba. O caso ocorreu às 19h30m. No momento, a Praticagem do Rio de Janeiro prioriza o atendimento à família do Prático Cals. Em breve, serão divulgadas informações sobre...
4 de junho de 2018
O 24o Congresso da IMPA foi realizado em Dakar, de 23 a 27 de abril de 2018. Todas as apresentações podem ser visualizadas através do website da IMPA (http://www.impahq.org). É preciso fazer o login e acessar a área restrita para membros. Se você não possui um login, pode solicitar através do site. O próximo Congresso da IMPA será realizado em Cancun,...
3 de maio de 2023
O vice-presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Porthos Lima, participou, entre os dias 25 e 28 de abril, do 57º EMPA General Meeting, em Roma. A EMPA (European Maritime Pilots Association) representa 4.500 práticos de 26 países europeus. O evento deste ano teve como principal tema a “Praticagem- O valor do capital humano”. Cerca de 200 práticos estiveram na...
13 de julho de 2022
O Porto Sudeste, em Itaguaí, acaba de abrigar a sua primeira operação ship to ship, de transferência de carga entre embarcações. Foi a primeira também na Baía de Sepetiba. O petróleo cru envolvido na ação, extraído na área de Iracema Sul, no campo de Lula - pré-sal da Bacia de Santos, na costa do Rio de Janeiro -, será levado...
23 de julho de 2019
A ressaca no litoral está impedindo que navios de grande porte atraquem no porto do Rio de Janeiro. Ondas de até 3 m prejudicam os trabalhos dos práticos. Com isso, eles que estão sendo redirecionados para portos como de Itaguaí e Mangaratiba, onde o mar está mais calmo. Confira a reportagem do Balanço Geral/RJ, da Record. [video width="640" height="480" mp4="http://praticagemrio.com.br/wp-content/uploads/2019/07/VID-20190722-WA0068-1.mp4"][/video]
28 de junho de 2021
A história da primeira viagem ao redor do mundo, 1519-1522, está contada no livro Magalhães-Elcano organizado pela historiadora Heloisa Meireles Gesteira. A obra será lançada online pela Livraria da Travessa, nesta terça-feira (29), às 19h. Para acompanhar, basta acessar o https://www.youtube.com/c/livrariadatravessa. A editora é Andrea Jakobsson Estúdio Editorial.
24 de outubro de 2021
No dia 22 de outubro de 2021, a Praticagem do Rio de Janeiro recebeu a visita institucional da Procuradoria Especial da Marinha. A comitiva, liderada por seu Diretor, Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, estava composta por cinco Procuradores e três assessores. A visita teve como propósito principal apresentar aos integrantes da Procuradoria as novas instalações do Centro de Operações, assim...
1 de maio de 2023
A Praticagem do Rio de Janeiro homenageia nesta data todos que, com abnegação e profissionalismo, atuam para a segurança da navegação, contribuindo assim para o desenvolvimento do país. Parabéns aos práticos do RJ!
31 de janeiro de 2020
Na noite de quinta-feira (30/1), a Praticagem do Rio de Janeiro impediu um grave acidente na costa de Niterói com a gigante plataforma P-70 da Petrobras, de 78 mil toneladas. Após ser retirada do navio no qual veio embarcada da China para operar no pré-sal, a unidade foi deslocada para a área de fundeio, no Gragoatá. À noite, quando finalizava-se...