A Praticagem-RJ conta com um Centro de Simulação que funciona na Atalaia do Centro da cidade. O moderno sistema de simulação do tipo Full Mission Bridge Simulator e um outro Part Task Simulator podem oferecer, juntos ou de forma independente, diversificados ambientes de treinamento de manobras portuárias para os práticos. Entre elas, é possível citar: atracações, fundeios, operação integrada com rebocadores, falhas de equipamentos vitais do navio, condições meteorológicas adversas e gerenciamento de tráfego marítimo. Essas ações são importantes no aperfeiçoamento profissional para conduzir com segurança um navio desde o ponto de embarque até a sua atracação.
De acordo com Cláudio Coreixas de Moraes, coordenador do Centro de Simulação da Praticagem-RJ, o Centro de Simulação conta com cenários virtuais de todas as subzonas de Praticagem da ZP-15 e representação dos terminais e áreas de fundeio nelas existentes: Baía de Guanabara, Porto do Açu e Sepetiba/Angra.
Durante a simulação, nossos operadores guarnecem funções importantes como condução da simulação e podem atuar como timoneiros e Tug Master (Mestre do Rebocador que assiste a manobra). Temos ainda a capacidade de oferecer um briefing e debriefing das simulações executadas com reconstituição das corridas , utilizando a gravação de dados durante a manobra realizada – explica Coreixas.
Ainda, conforme o coordenador, os simuladores são capazes de reproduzir situações típicas de manobras portuárias encontradas dentro de uma Zona de Praticagem, onde o prático precisa aplicar seus conhecimentos avançados de shiphandling (manobra de navios), entendimento das condições ambientais e monitoramento e coordenação de tráfego marítimo local. Estas são tarefas típicas da Praticagem, pelo conhecimento da área, dos termos e conduta local, o que resulta na condução segura de um navio desde o ponto de embarque até a atracação no terminal ou fundeio em determinada área, ou vice-versa.
Manobras realizadas com realismo
As manobras podem ser revestidas de complexidade elevada que requerem treinamento específico seja por envolver navios com dimensões ou características de manobra pouco usuais, por condições meteorológicas adversas (vento ou corrente extremos), ou até mesmo por conta de falhas de propulsão ou leme passíveis de ocorrer no dia a dia da operação do navio, ou mesmo procedimentos que os Comandantes evitam fazer para evitar levar o sistema a esforços elevados como, por exemplo, utilizar o ferro para girar o navio.
Situações na vida real que permitam ao prático realizar este treinamento podem ser raras o que inviabiliza a familiarização, com o famoso “hands on job”, método preferido e com maior transferência de conhecimento, razão pela qual a simulação virtual se torna uma importante ferramenta para a possibilitar que nossos práticos mantenham o nível de excelência desejado nas operações – ressalta Coreixas.
Os simuladores são montados com os principais equipamentos e recursos necessários para a manobra de um navio mercante, como display de instrumentação (conning), radar ARPA da Banda-X, ECDIS, PPU, mesa de navegação, binóculos, ecobatímetro, anemômetro (medição do vento), rádio VHF, controles de propulsão (convencional, azimutal, bow/stern thrusters) e timão. Com esta configuração, o prático consegue realizar com a maior realismo possível as manobras de interesse para aquela situação, possibilitando a imersão necessária, ou seja, como se a bordo de um navio estivesse. Todas essas ferramentas acabam por permitir também a conscientização do Prático sobre o Fator Humano, quer seja pelos aspectos ligados à interface homem-máquina, consciência situacional, trabalho em equipe (bridge-team) ou mesmo a diferença de performance por questões psicológicas.
Desde que foram adquiridos, no final de 2020, os simuladores já atenderam cerca de 50 práticos.
O Centro de Simulação precisou ficar fechado durante a pandemia da Covid-19, mas retornou à operação com um plano de metas no segundo semestre de 2022 que vem trazendo novos horizontes e potencial inovador de seu emprego na ZP-15 – informa o coordenador.
20 de maio de 2019
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