As questões operacionais envolvendo o Emprego de Rebocadores foram debatidas durante o II Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários, realizado no último dia 28 de novembro, com a organização da Praticagem RJ. Com um painel dedicado ao tema, participaram como painelistas o prático Luiz Antonio, o comandante Coreixas, ambos da Praticagem do Rio de Janeiro, o comandante Josinei Santos, da empresa Wilson, Sons. O debate foi moderado pelo prático Matusalém, também da Praticagem RJ.
O prático Luiz Antonio falou sobre o emprego de rebocadores em manobras de emergência. Ele ressaltou, dentre as boas práticas apresentadas, a importância da preparação para atuar naqueles casos, sempre buscando a antecipação das ações de resposta, e da experiência.
“Não existe simulador e nada mais que substitua a experiência do homem no mar”, ressaltou Luiz Antonio.
Já o comandante Josinei Santos apresentou os conceitos e aplicação das manobras “Bow to Bow” e “Valete”, além do processo de treinamento e uso de simuladores na sua empresa.
O comandante Coreixas encerrou o bloco abordando o emprego de simuladores “Part Task” no treinamento de manobras com rebocadores. Ele destacou a capacidade do Brasil de desenvolvimento de sistemas de simulação, potencializando um ambiente extremamente fértil para o desenvolvimento de uma cultura de treinamento combinado Prático x Tug Master, empregando simuladores.
Confira abaixo os temas dos painéis:
Apresentação “Emprego de Rebocadores em Manobras de Emergência”
Prático Luiz Antonio (Praticagem RJ)
Apresentação “Manobras Bow to Bow e Manobra Valete”
Comandante Josinei Santos (Wilson, Sons)
Apresentação “Emprego de Simuladores Part Task no Treinamento de Manobras com Rebocadores”
Comandante Coreixas (Praticagem RJ)
Debates
Painelistas e moderador prático Matusalém (Praticagem RJ)
O conteúdo na íntegra pode ser acessado no canal “PRATICAGEM RJ”, na plataforma YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=95rRLvgG9O8.