Nesta quinta-feira (28), celebra-se o Dia do Hidrógrafo, profissional capacitado em áreas como hidrografia, oceanografia, geologia e geofísica marinha, meteorologia e navegação.
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), Instituição da Marinha do Brasil, tem como missão “produzir e divulgar informações de segurança da navegação e do ambiente marinho, a fim de contribuir para a salvaguarda da vida humana, o desenvolvimento nacional e aplicação do Poder Naval”. Dentro desse trabalho, os hidrógrafos vão além da construção de cartas náuticas, integrando diferentes áreas de conhecimento sobre o oceano, mares e rios, contribuindo assim para a segurança da navegação e fomento da atividade marítima no país.
O dia 28 de setembro é o marco do nascimento de Manoel Antonio Vital de Oliveira, o Patrono da Hidrografia da Marinha. A Praticagem do Rio de Janeiro, ao atuar em prol da segurança das operações nos portos e terminais do estado, está alinhada aos propósitos desses profissionais, verdadeiros “sentinelas” da Amazônia Azul.
Como diz o lema, “restará sempre muito o que fazer”!