Notícias


Seminário da Praticagem do Rio vai discutir a cultura da segurança no mar, para a redução de acidentes



Por ocasião do acidente com o navio Ever Given no Canal de Suez, diante da perplexidade causada na sociedade pelo tamanho do navio e pelo impacto no comércio marítimo mundial, diversas instituições se debruçaram no entendimento sobre que eventos poderiam ter contribuído para a ocorrência daquele desastre, visando ao emprego imediato das lições aprendidas, mesmo sem dispor da apuração formal dos fatos.

Nesse contexto, por sugestão do Tribunal Marítimo, a Praticagem do Rio de Janeiro decidiu realizar o presente seminário, cujo tema enseja a expansão de informações sobre uma área de conhecimento ainda pouco tratada na indústria marítima, se comparado com outras indústrias de alto risco, como a indústria da aviação e da energia nuclear.

Na fase de planejamento do evento, além do Tribunal Marítimo, a Praticagem do Rio de Janeiro passou a contar com o apoio institucional da Procuradoria Especial da Marinha e da Praticagem do Brasil (CONAPRA).

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

• Fomentar a mentalidade e cultura de segurança, incluindo o Fator Humano;
• Identificar o Fator Humano nas indústrias de alto risco, em especial na navegação, bem como sua importância na gestão de riscos operacionais; e
• Spontar como a abordagem do Fator Humano na investigação de acidentes pode contribuir para mitigar outros eventos indesejáveis, na certeza de que erros humanos irão ocorrer.

Os objetivos específicos são:

1) incluir o Fator Humano na cultura organizacional da Praticagem, contribuindo para a redução do número de acidentes;
2) evidenciar aos stakeholders da atividade de praticagem que:
– o ser humano é o responsável pelos acertos nas decisões, nos diversos níveis, porém é suscetível ao erro (o ser humano vai errar);
– o treinamento e a execução de manobras (experiência recente) se constituem uma grande barreira contra acidentes, pela manutenção das competências necessárias à função do prático;
– a investigação de acidentes deve dar maior ênfase no Fator Humano, considerando a possibilidade do erro humano;
– há redução de risco das manobras com a existência do Prático no passadiço, bem como quando há o segundo Prático na manobra no Bridge Team; e
– é importante que os projetos de engenharia levem em consideração o Fator Humano.

PALESTRAS E PALESTRANTES

Inicialmente, buscou-se uma abordagem sobre o que já existe na estrutura formal da Autoridade Marítima dentro do tema, bem como a percepção do Fator Humano segundo uma visão holística de quem cabe analisar e julgar os acidentes marítimos. Destarte, convidamos os excelentíssimos titulares da Diretoria de Portos e Costas, o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira para realizar a abertura do seminário, e do Tribunal Marítimo, o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho. Com essas duas palestras será possível que os ouvintes percebam a amplitude do problema.

Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, Diretor de Portos e Costas

Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, do Tribunal Marítimo

 

Na sequência, entendemos que seria necessário conhecer com maior profundidade a importância da mentalidade e a cultura de segurança, com informações atualizadas, e assim convidamos a Professora Carmem Pires Migueles, M. Sc. Assim, conseguiremos delinear as bases da solução para o problema.

A essa altura, julgamos ser adequado inserir maiores conhecimentos sobre o Fator Humano nas chamadas indústrias de alto risco, o que permitirá associar esta área de conhecimento às questões da segurança da navegação. Assim, convidamos o Sr. Raphael Neves Moura, Ph.D. para nos auxiliar.

Considerando que a cultura marítima, presente nas diversas sociedades bem antes da revolução industrial, ainda se caracteriza pela busca de culpados em caso de acidentes, buscamos alguém que pudesse trazer maiores detalhes sobre a investigação de sinistros na área de Fator Humano. Dessa forma, convidamos o Sr. José Luiz Lopes Alves, D.r. para nos ajudar.

 

Caminhando para o término do seminário, decidimos convidar um especialista no trato da confiabilidade do ser humano na gestão de risco, trazendo para os ouvintes as técnicas e ferramentas que permitem planejar e medir as questões atinentes ao Fator Humano, especificamente na navegação em águas restritas. Assim sendo, convidamos o Professor Doutor Marcelo Ramos Martins (Coordenador da LabRisco – USP), para expor sobre o tema.

 

Finalizando, para que todas as informações pudessem ser orientadas para a consecução dos objetivos, segundo uma visão de bordo, a Praticagem do Rio de janeiro apresentará como o Fator Humano está presente nas manobras executadas nos Portos e Terminais do estado do Rio de Janeiro. Destarte, o Comandante Luiz Antonio Raymundo da Silva foi indicado para fazer essa apresentação.

 

SEMINÁRIO OCORRERÁ DE FORMA HÍBRIDA

O Seminário ocorrerá no dia 25 de outubro de 2021. Em tempos de pandemia, a Praticagem do Rio de Janeiro decidiu que o evento viesse a ser conduzido de forma híbrida. Ou seja, teremos algumas Autoridades presentes, com o objetivo de ampliar conhecimento sobre o tema e, principalmente, fomentar o network visando à adoção de medidas conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da atividade marítima, com segurança.

Acompanhará o evento remotamente na página do Praticagemrj, no YouTube, o público que tem interesse sobre o tema e que poderá participar com comentários e encaminhamento de perguntas aos palestrantes, quer seja pelo próprio chat ou por e-mail (praticagemrj21@gmail.com). As respostas às perguntas serão feitas por meio da gravação de um vídeo por cada palestrante.

O endereço eletrônico para acompanhamento do evento, em tempo real ou mesmo para sua visualização oportuna é o https://www.youtube.com/watch?v=3JCT321jQ14.