Notícias


Praticagem do Rio de serviço nos dias de folia



Durante o carnaval, a estimativa é de que 45 mil turistas transitem pelo Pier Mauá. Só no domingo seis navios irão atracar simultaneamente trazendo 35 mil pessoas para a folia carioca. Enquanto turistas e moradores da cidade se divertem, a equipe da Praticagem do Rio estará em alerta para  proporcionar maior eficiência e segurança à navegação.

Com grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e manobra de navios, bem como das particularidades locais, os práticos também vão estar de serviço no Carnaval.

– A escala de serviço é elaborada pelos práticos e homologada pela Marinha. É um serviço continuado que não é interrompido nem no carnaval, Natal, Ano Novo ou feriado.  Nós trabalhamos em escala. São oito práticos em Mangaratiba,  oito no Rio, um em Arraial do Cabo e mais quatro no Porto do Açu. A escala dos práticos é elaborada para atender o pico de movimento dos navios, ou seja, a quantidade de manobras máximas que o porto pode ter – explicou o presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Everton Schmidt.

De acordo com Schmidt, há determinado número de manobras que podem ser realizadas e isso varia de acordo com  área:

– Fisicamente você não pode fazer muitos navios ao mesmo tempo, não é o ideal. Não nos descuidamos nunca da segurança, mas estamos muito preocupados com a produção, o escoamento das matérias primas, manufaturados, petróleo que entram e saem do  porto. Na verdade, a Praticagem existe para fomentar a atividade portuária dentro dos parâmetros máximos de segurança. Nós ajudamos a economia do Brasil e muito. Existem diversos terminais numa mesma região, mas gente consegue otimizar esse espaço e manobrar o maior número de navios ao mesmo tempo com segurança.

O presidente da Praticagem do Rio explica ainda que, com a vinda dos navios de  passageiros, não há necessidade de acrescentar práticos em determinados períodos porque o número de profissionais  que estão de serviço já são suficientes para realizar as manobras, inclusive a desses navios.

– O esquema de plantão na verdade é de 365 dias no ano, nosso serviço é ininterrupto. Há um Centro de Controle, muito parecido com uma torre de aeroporto, onde nós  fazemos todo esse controle da movimentação das embarcações na determinada região. Os práticos têm essa capacidade e nós temos operadores qualificados, todos eles falam inglês, e trabalham com a chegada dos navios até que o até o prático vai para bordo. A nossa estrutura é grande. São diversos funcionários porque temos que trabalhar 24 horas. Se um navio chamar o Centro de Controle às 3h, com certeza, nós teremos dois ou três operadores naquela Atalaia para atender o navio – lembrou  Schmidt.

Ainda conforme Schmidt, a Praticagem prevê a segurança ao navio como um um todo, não apenas aos turistas.  Ele lembra ainda  que a Praticagem é compulsória no Brasil, como na maioria dos países do mundo, principalmente os países desenvolvidos. No Brasil, a Praticagem existe há mais de 200 anos.