O Cristo Redentor, ícone brasileiro mais conhecido no mundo, no alto do Corcovado, foi iluminado na noite deste domingo (12) em homenagem à Praticagem do Rio de Janeiro pelo transcurso do 214º Dia da Praticagem do Brasil. O monumento, considerado uma Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ganhou os tons vermelho e branco.
Especialista em conduzir navios de qualquer porte por locais estreitos, o prático reúne conhecimento sobre as particularidades das áreas restritas de navegação onde operam – como portos e seus canais de acesso, barras e rios –, e oferecem um serviço essencial para a proteção dos tripulantes e passageiros, das embarcações e das cargas que transportam, além do meio ambiente e do trânsito portuário, independentemente das condições de tempo e de maré.
“Estamos emocionados com a homenagem. As lanchas que utilizamos no serviço de praticagem são identificadas pelas luzes que exibem no seu mastro principal, uma luz branca sobre uma luz vermelha. Sendo assim, o Cristo Redentor foi iluminado de branco e vermelho para homenagear os Práticos do Rio de Janeiro, no aniversário da Praticagem do Brasil. Agradecemos à REFIT pelo reconhecimento ao nosso trabalho”, diz o prático Everton Schmidt, presidente da Praticagem do Rio de Janeiro.