Os práticos do estado do Rio de Janeiro iniciaram um programa de treinamento em modelos tripulados no Centro de Modelos de Buques em Escala (CMBE), no Panamá. A intenção é aprimorar a capacitação técnica dos profissionais para que eles manobrem com segurança a nova geração de navios porta-conteiner de 14.000 TEUs e até 366m de comprimento.
O primeiro grupo com quatro práticos participou do treinamento no período de 03 a 07 de setembro.Outras turmas serão treinadas ao longo dos próximos meses. O objetivo da Praticagem do Rio de Janeiro é ter seus práticos totalmente familiarizados com as características de manobrabilidade desses navios de grande porte.
Além do treinamento em modelos reduzidos, os práticos aproveitaram a estadia para acompanhar manobras portuárias de navios porta-conteiner juntamente com os práticos do Canal do Panamá. No dia 03 de setembro, embarcaram para assistir a atracação do navio MSC MARIA SAVERIA. No dia 07, acompanharam um trânsito pelo Canal do Panamá.
Outros práticos também estão fazendo um treinamento semelhante nas instalações do Maritime Pilots Institute (MPI), no estado da Louisiana (EUA). Adicionalmente, existe a previsão de ser realizado um programa de familiarização nesse tipo de navio em simulador de manobra FULL MISSION.
Todo o investimento nesses treinamentos está sendo realizado pelos próprios práticos. Com isso, está sendo cumprido o compromisso da Praticagem do Rio de Janeiro de prestar um serviço de alto nível de qualidade técnica, garantindo a segurança do tráfego aquaviário e das instalações portuárias do estado.