Uma vez por mês, em 12 expedições durante o ano, desde 1997, pesquisadores do Laboratório de Hidrobiologia da UFRJ saem em busca de amostras das águas da Baía de Guanabara. A equipe monitora a quantidade de oxigênio, nitrogênio e fósforo do espelho d’água. Ameaçado de interrupção por falta de recursos, o trabalho de pesquisa ganhou o patrocínio da Praticagem do Rio de Janeiro desde agosto deste ano.
Com o apoio do sindicato, foi possível alugar lanchas para dar continuidade ao monitoramento nesse importante ecossistema.
– Para fazermos a expedição, é necessária uma lancha rápida. Entre a coleta das amostras e a volta da embarcação, levamos entre três e quatro horas. O aluguel mensal dessa embarcação tem um custo muito alto, mesmo com um desconto oferecido ao projeto pela empresa de transporte – explica o coordenador do laboratório, o professor Rodolfo Paranhos.
Segundo o professor, o apoio da Praticagem do Rio será válido por seis meses, podendo ter esse prazo prorrogado. As expedições da lancha, que leva a bordo entre seis e oito pessoas, podem ser acompanhadas em tempo real pelo site http://www.hidrobiologia.
As saídas na Baía sempre ocorrem em dias de luas minguantes ou crescentes e com maré de pouca variação. Em novembro, está marcada para o dia 9.
– O projeto de monitoramento estava ameaçado desde a Olimpíada, apesar da sua importância para a população do Rio. Entramos de parceiros porque acreditamos que a praticagem pode contribuir para a melhoria da qualidade da Baía de Guanabara – afirma o presidente do Sindicato da Praticagem do Estado do Rio de Janeiro, Everton Schmidt.
Crise ameaçou projeto
O patrocínio da praticagem chegou num momento em que o laboratório sofre os efeitos da crise financeira que atravessa o país. De acordo com Paranhos, a pesquisa de monitoramento da qualidade da água na Baía de Guanabara tem projetos e recursos aprovados e contratados, mas que não têm sido pagos. Em 2015, os pesquisadores chegaram a criar uma campanha, a popular “vaquinha”, anunciada pelas redes sociais, para não interromper as inspeções e análises. Com o dinheiro arrecadado foi possível tocar o projeto em 2016.
– O custo mensal do laboratório fica entre R$ 20 e 25 mil. O dinheiro público que temos para mantê-lo é de R$ 13 mil, por um período de três anos, o que é insuficiente.Muitas vezes, sobrevivemos com o dinheiro de vaquinhas – lamenta o professor, que acrescenta: – As nossas expedições só estão sendo viáveis graças à praticagem.
A qualidade da água da Baía de Guanabara vem se deteriorando ao longo dos anos e, explica Paranhos, não há perspectiva de melhora enquanto não se aumentar o tratamento dos esgotos jogados no local:
– Sem tratamento de esgotos não é possível melhorias na qualidade de água. Mas, apesar de toda a poluição, a Baía de Guanabara surpreende e apresenta bastante vida. É claro que a biodiversidade hoje é menor, mas ainda existe muita vida em suas águas.
O estudo na Baía também tem como objetivo ampliar os conhecimentos da população e desenvolver atitudes de preservação desse ambiente. Apesar do cenário de degradação, conforme Paranhos, ainda há chances de a Baía de Guanabara ser despoluída. No entanto, ainda segundo o professor, a tendência geral é de piora das condições. Ele lembra, porém, que existem épocas em que as taxas de piora da qualidade diminuem, o que dá esperança para a possibilidade de se reverter o processo de degradação.
– Para a despoluição, basta apenas que os esgotos sejam tratados adequadamente e que se mude a mentalidade da engenharia sanitária de que jogar esgoto nos corpos d’água é uma eficiente forma de tratamento. Tratar esgoto é muito caro, mas quanto vale o litoral do Rio de Janeiro?– reflete o professor.
A equipe do Laboratório de Hidrobiologia tem a missão de estudar a evolução da qualidade da água da Baía de Guanabara ao longo do tempo, além de relatar as suas condições:
– A partir dos resultados, também temos o papel de mobilizar a população para acreditar que a Baía de Guanabara tem salvação, e com isso pressionar nossos políticos para tomar ações efetivas em prol da real despoluição desse fantástico e riquíssimo ecossistema.
25 de abril de 2018
O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), recebeu na quarta-feira, dia 25, em Brasília, o assessor institucional da Praticagem, Marcus Vinicius Almeida Silveira, que estava acompanhado do deputado federal, Índio da Costa (PSD). Durante o encontro, eles discutiram questões relacionadas à Praticagem. A atividade é considerada fundamental para a segurança da navegação. - O Ministro Gilberto...
21 de julho de 2021
Nesta quarta-feira (21), a Praticagem do Rio de Janeiro recebeu a visita institucional do Tribunal Marítimo. A comitiva, capitaneada por seu Juiz-Presidente, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, estava composta por outros quatro Juízes, uma Juiza-Suplente e três assessores. A visita teve o propósito de apresentar aos integrantes da Corte Marítima as novas instalações do Centro de Operações, assim como...
9 de março de 2021
Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Concurso de Redação Amazônia Azul. A Praticagem do Rio de Janeiro é um dos apoiadores do certame. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 22 de março e 30 de junho até o limite de 5 mil inscritos, por categoria. Haverá premiação em dinheiro e passaportes para...
5 de outubro de 2022
Seminário de emprego de rebocadores portuários. Em breve, divulgaremos outras informações.
11 de outubro de 2021
Veja aqui a programação para o seminário O Fator Humano na Segurança da Navegação, no próximo dia 25, promovido pela Praticagem do Rio de Janeiro. Reserve a data na sua agenda.
26 de julho de 2018
Em fase de testes, o sistema Redraft foi apresentado ontem (25/7) por uma equipe da Praticagem do Rio de Janeiro para Oficiais da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). O encontro, na sede da DHN, em Niterói, foi um pedido do Diretor do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR), Capitão de Mar e Guerra Marcelo Reis. O...
20 de maio de 2019
C053B519-857E-4F43-AE98-0B33285C6AA2 [video width="640" height="480" mp4="http://praticagemrio.com.br/wp-content/uploads/2019/05/52A4FAC2-F092-405C-91FC-6EEF200ECEE2.mp4"][/video] [video width="848" height="480" mp4="http://praticagemrio.com.br/wp-content/uploads/2019/05/E64939E7-9A5F-403D-9243-8DE36FE6F002.mp4"][/video] (mais…)
13 de junho de 2022
O Cristo Redentor, ícone brasileiro mais conhecido no mundo, no alto do Corcovado, foi iluminado na noite deste domingo (12) em homenagem à Praticagem do Rio de Janeiro pelo transcurso do 214º Dia da Praticagem do Brasil. O monumento, considerado uma Sete Maravilhas do Mundo Moderno, ganhou os tons vermelho e branco. Especialista em conduzir navios de qualquer porte por...
31 de março de 2020
Confira o vídeo sobre o esforço da Praticagem mesmo diante da pandemia da Covid-19: "Não podemos parar. Somos os práticos do Brasil". [video width="400" height="224" mp4="http://praticagemrio.com.br/wp-content/uploads/2020/03/VID-20200331-WA0001.mp4"][/video]