Notícias


Prático resgata barco pesqueiro na Baía de Guanabara



Legenda: Embarcação de pesca estava no rumo de navio

Um barco pesqueiro com 10 tripulantes foi resgatado na tarde da terça-feira, dia 30, por uma lancha da Praticagem do Rio de Janeiro.  Marcelo Seixas de Sá, Prático de 35 anos, fazia a saída do navio Conteineiro Monte Aconcagua, de 272 metros de comprimento e 11,30 de calado, quando já fora de barra, avistou a embarcação no rumo do navio.

– Após meu desembarque, pedi ao mestre da lancha Pilot 11 que navegasse na direção do barco pesqueiro para pedir que saíssem do rumo do navio. De longe verificamos que os tripulantes estavam acenando os braços de forma a solicitar algum tipo de auxílio – conta Marcelo.

Segundo o prático, com cinco anos de experiência, os tripulantes informaram que estavam com problemas que os impossibilitavam de navegar e pediram o reboque até uma área segura. O barco pesqueiro estava na entrada da Baía de Guanabara e foi rebocado até uma área abrigada na Urca. Um mestre e um marinheiro da lancha Pilot 11 também participaram da operação que levou cerca de 25 minutos.

– É importante antes de sair ao mar fazer a manutenção na embarcação e conhecer o local que vai pescar para evitar fundear em áreas proibidas onde navegam navios de grande porte – alerta o Prático que fez o resgate.