Um painel exclusivamente dedicado à Formação de Aquaviários também esteve entre os temas apresentados durante o II Seminário de Emprego de Rebocadores Portuários, que ocorreu no último dia 28 de novembro, sob a organização da Praticagem RJ.
O painel teve como moderador o prático Calderon, da Praticagem do Rio de Janeiro.
Inicialmente, o Comandante Castro, da Diretoria de Portos e Costas (DPC), abordou aspectos relacionados à formação e ao fluxo de carreira do subalterno de convés. Na ocasião, o comandante Barcellos, representando o Instituto Brasileiro de Rebocagem (IBR), focou na formação dos comandantes de rebocadores portuários. Barcellos comparou o processo no país com a formação dos comandantes de rebocadores europeus e norte-americanos.
Já o prático Porthos, da Praticagem RJ, por meio de um estudo de caso, trouxe à luz algumas lições, como a importância da utilização de fraseologia padrão na comunicação entre práticos e comandantes de rebocador.
“A segurança deve estar sempre em primeiro lugar”, disse Porthos.
O comandante Luiz Felipe, da Camorim Serviços Marítimos, apresentou o processo de formação do comandante de rebocador na empresa que representa.
Confira abaixo os temas discutidos:
Apresentação “Fluxo de Carreira do Subalterno de Convés e Aspectos da sua Formação”
Comandante Castro (DPC)
Apresentação “A Formação dos Comandantes de Rebocadores no Brasil”
Comandante Barcellos (IBR)
Apresentação “Estudo de Caso”
Prático Porthos (Praticagem RJ)
Apresentação “Treinamento de Novos Comandantes”
Comandante Luiz Felipe (Camorim)
Debates
Painelistas e moderador prático, Calderon (Praticagem RJ)
O conteúdo na íntegra pode ser acessado no canal “PRATICAGEM RJ”, na plataforma YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=95rRLvgG9O8.