Notícias


A primeira viagem ao redor do mundo é contada no livro Magalhães-Elcano



Em 20 de setembro de 1519, cinco embarcações partiram de Sevilha e, quase três meses depois, em 13 de dezembro, adentraram a baía do Rio de Janeiro (atual Baía de Guanabara) para reparos antes de seguir viagem. O local oferecia segurança e abrigo para aqueles que realizavam viagens de descobrimentos pela costa do Novo Mundo na direção Norte–Sul. A história da primeira viagem ao redor do mundo, 1519-1522, está contada no livro Magalhães-Elcano  organizado pela historiadora Heloisa Meireles Gesteira.

A viagem e seus significados são apresentados ao longo dos capítulos em um amplo conjunto de registros textuais, iconográficos e cartográficos. A publicação do livro foi possível por meio do patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e PRATICAGEM-RJ, além do apoio do Consulado Geral da Espanha do Rio de Janeiro e da Adam Capital.

Os capítulos do livro foram escritos pelos autores: Heloisa Meireles Gesteira, Carlos Ziller Camenietzki, Marcello José Gomes Loureiro, Elisa Frühauf Garcia e Marcelo da Rocha Wanderley. A obra será lançada online pela Livraria da Travessa, no próximo dia 29, às 19h. Para acompanhar, basta acessar o  https://www.youtube.com/c/livrariadatravessa.  A editora é Andrea Jakobsson Estúdio Editorial.

De acordo com os autores, as viagens oceânicas foram responsáveis por uma série de descobrimentos e mutações culturais na Europa e nos locais onde os europeus estabeleceram conquistas. Formada pelas naus Victoria, Trinidad, San Antonio, Concepción e San Tiago e contando com cerca de 240 homens, a expedição era patrocinada pelos reis da Espanha e comandada pelo português Fernão de Magalhães e pelo espanhol Juan Sebastián Elcano.