Eles ficam a postos 24 horas, nos sete dias da semana, para atender às demandas da Praticagem do Rio de Janeiro. De olhos atentos, os profissionais que trabalham no Centro de Controle de Operações assessoram todos os navios que entram e saem na Zona de Praticagem 15 (Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Porto Açu e Mangaratiba). Apenas este ano, até o dia 31 de outubro, esses operadores acompanharam 11.292 manobras. Desde que este registro foi informatizado, em 2010, as manobras já atingiram a marca de 19.149 apenas no ano de 2012.
De acordo com o supervisor de operações do Centro de Controle, Ricardo Lindgren de Carvalho, os operadores dão suporte na marcação das manobras, conversam com a autoridade portuária – que é a Companhia Docas – e com os terminais privados, fazem contatos com as empresas de rebocadores, verificam se esses equipamentos estão corretamente dimensionados, trocam informações com os práticos e falam com os comandantes dos navios (confirmando a sua localização) por meio de rádios VHF. As manobras de navios de passageiros também passam pelo Centro de Controle.
– Os operadores fazem com que esse casamento perfeito aconteça. Ou seja, o trabalho do operador é muito importante. Ele é elo fundamental entre todos os elementos necessários para uma boa manobra – sintetiza Lindgren.
O Centro de Controle de Operações do Rio de Janeiro está instalado no Centro da cidade, em uma das salas onde fica localizada a Praticagem. Neste local, há três mesas com monitores onde os operadores, que trabalham em turnos de seis horas, têm informações em tempo real sobre os navios. A comunicação é feita via rádio. O operador recebe um sinal de posição transmitido pelos navios (conhecido como sistema AIS) e tem acesso às cartas náuticas vetoriais (que reúnem dados reais do contorno geográfico local).
– Conseguimos visualizar todas as embarcações que se movimentam no Porto do Rio, mesmo que as que não contam com prático. Também auxiliamos o controle das embarcações que entram e saem do Rio para que não haja uma colisão – explica a operadora Carmem Lúcia Athayde, ressaltando que é preciso estar alerta: – Para quem chega e vê o nosso trabalho pela primeira vez, acha que é difícil. São muitos detalhes pequenos que a gente tem que controlar, ficar atento.
Desde fevereiro deste ano, conforme Lindgren, o trabalho dos operadores também tem sido auxiliado com o Sistema ReDRAFT. A tecnologia determina o calado máximo para que as embarcações possam acessar o Porto e fornece dados medidos em campo e em tempo real (onda, corrente, vento e maré):
– Dependendo desses comportamentos, a gente sabe se o navio vai subir e descer e qual profundidade que vai ter no fundo. Esse sistema oferece ao operador e, consequentemente ao prático, dados a mais para que ele navegue com segurança.
Apesar de a escala de trabalho coincidir com os finais de semana, feriados e datas festivas como o Natal, os operadores dizem que gostam do que fazem. O operador Leonardo David Silveira Pereira conta que consegue ter mais flexibilidade no seu dia a dia.
– Eu gosto do que faço. A gente não fica preso o tempo todo. Você consegue tirar folgas durante a semana, e, para mim, isso é ótimo – disse Pereira, lembrando que estar atento no desempenho da função é essencial: – Se acontece algo de errado, a primeira coisa que temos que fazer é informar à Capitania dos Portos. Nosso trabalho é como se fosse um motor: se ele para, toda a cadeia é afetada.
Além da parte operacional, a área burocrática tem que estar em sintonia com as atividades dos operadores. A coordenadora administrativa da Atalaia de Mangaratiba, Márcia Jannuzzi, lembra que tudo deve funcionar em harmonia.
– Tenho que estar precavida caso falte luz, telefone, rádio, se um operador vai faltar. O meu telefone está sempre ligado. Tudo integra uma engrenagem que não pode parar – explicou Márcia.

Foto: Os operadores Leonardo Pereira e Carmem Lúcia Athayde no Centro de Controle de Operações.
Eles estão sempre ligados nas manobras dos navios
11 de junho de 2022
O prático Marcelo Fricks ministrou nesta sexta-feira (10), na Atalaia da Praticagem do Rio, um adestramento de navegação em carta náutica para 12 operadores. Na ocasião, Fricks também usou o simulador para demonstrar os principais aspectos da manobra de um navio.
24 de outubro de 2021
No dia 22 de outubro de 2021, a Praticagem do Rio de Janeiro recebeu a visita institucional da Procuradoria Especial da Marinha. A comitiva, liderada por seu Diretor, Vice-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, estava composta por cinco Procuradores e três assessores. A visita teve como propósito principal apresentar aos integrantes da Procuradoria as novas instalações do Centro de Operações, assim...
29 de novembro de 2018
Veja parte do vídeo em que os práticos homenageiam a Marinha. A produção completa será exibida na RecordTV em dezembro. [video width="560" height="314" mp4="http://praticagemrio.com.br/wp-content/uploads/2018/11/VID-20181129-WA0043-2.mp4"][/video]
5 de agosto de 2019
Um adolescente de 15 anos picado por cobra numa área remota do Rio Amazonas em Macapá , capital do Amapá, foi socorrido na última quinta-feira (01/08) graças à praticagem. A equipe da ZP-01, no distrito de Fazendinha, recebeu o pedido de ajuda de um ferryboat que trafegava em baixa velocidade por uma região de difícil acesso. Na embarcação, estavam o...
11 de fevereiro de 2021
O presidente da Praticagem do Rio, Everton Schmidt, visitou nesta quinta-feira, 11, a Atalaia de Salvador, que tem a sua sede na Bahia Marina. Durante a visita para estreitar laços, Schmidt também conversou sobre a gerência de risco da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica, na Bahia. Um consórcio chinês será o responsável pela obra da...
14 de novembro de 2023
Os operadores do Centro de Simulação da Praticagem do Rio de Janeiro visitaram na última quinta-feira (9/11) a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), onde foram recebidos pelos alunos do Grêmio de Náutica. O simulador usado por eles é do mesmo modelo do da Praticagem do Rio. No encontro, os operadores passaram uma série de informações sobre...
11 de maio de 2022
Prático do Rio de Janeiro e Doutor em Direito, Matusalém Pimenta lançou ontem, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), a terceira edição atualizada do livro “Direito Processual Marítimo”. A obra foi ampliada com as mudanças sedimentadas após o novo Código de Processo Civil de 2015. Além disso, traz propostas para o Tribunal Marítimo, como uma...
19 de agosto de 2024
Entre os dias 12/08/2024 e 15/08/2024, concluiu-se uma escala histórica para o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Em manobra conduzida por quatro Práticos do Rio de Janeiro, dois na atracação e dois na desatracação, realizou-se, com segurança, as operações de entrada e saída do MSC Orion, um ULCV (Ultra Large Contêiner Vessel) de 366 metros de comprimento, o...
19 de maio de 2023
O Capitão de Longo Curso (CLC), Plínio Calenzo, presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) visitou, nesta quarta-feira (17), a Praticagem Rio de Janeiro. Na ocasião, ele foi recebido por seu vice-presidente, o prático Porthos Lima, às instalações da Atalaia. Na oportunidade, Calenzo também conheceu o Centro de Simulação da Praticagem RJ.A Associação Profissional dos Capitães de Longo...