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Operação para retirada de rocha submersa no canal de Itaguaí é concluída



Com o uso de uma técnica inédita no mundo, uma rocha submersa foi retirada do canal aquaviário de acesso ao complexo portuário de Itaguaí, permitindo o aumento da profundidade no local e a navegação de embarcações maiores. O projeto, que vai beneficiar todos os terminais da região, foi totalmente financiado pelo Porto Sudeste e contou com o apoio da Praticagem do Rio, que antes realizou a simulações de manobras no canal na USP.

-Uma pedra que impedia o aumento do calado no canal principal de Itaguaí foi retirada com o seu corte através de um fio de diamante, sem uso de explosivos. O impacto foi zero para o meio ambiente – ressalta o presidente da Praticagem RJ, Everton Schmidt, destacando o uso da técnica para o desenvolvimento sustentável das atividades portuárias no litoral do Rio.
Na última semana, ele participou de um encontro em Mangaratiba com a presença de autoridades portuárias e marítimas, incluindo da Marinha, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e  Docas do RJ, que marcou o encerramento do processo de remoção da rocha do canal de Itaguaí. O trabalho foi feito pelo Porto Sudeste em parceria com a Umi San Hidrografia e Engenharia.
-Esse evento é para agradecer a todos que acreditaram, assim como nós, que conseguiríamos realizar um projeto que visava a segurança da navegação de maneira sustentável e segura. Essas autoridades nos deram todo suporte para que chegássemos até aqui – disse Ulisses Oliveira, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Porto Sudeste.
Com a operação, que começou a ser analisada há quatro anos e recebeu dois prêmios (sendo um internacional), a profundidade do canal passou de 19,5 metros para 20 metros.