O Conselho Nacional de Praticagem realiza, de 5 a 9 de março, o I Workshop Latino-Americano para Capacitação de Práticos estrangeiros da região. O evento tem por meta transmitir a experiência brasileira, devido à reconhecida excelência da atuação da praticagem nacional neste segmento. As palestras e os exercícios vão acontecer no Hotel Guanabara, no Centro de Simulação Aquaviária (CSA) do Sindicato de Oficiais de Marinha Mercante e no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.
Além de assistirem a exposições de assuntos relevantes para a atividade, apresentações de estudos de caso e de participarem de simulações, os Práticos latino-americanos irão conhecer como é implantado o Curso de Atualização para Práticos (ATPR), que tem notória excelência e é coordenado desde 2005 pelo Conapra, por delegação da Autoridade Marítima.
Obrigatório a cada cinco anos para os Práticos brasileiros, o curso ATPR está no terceiro ciclo de formação. Ele é realizado em duas fases: a primeira à distância, por meio de aplicativo, com prova online; e a segunda, presencial, durante uma semana, período em que os profissionais revisam conceitos e fazem simulações no CIAGA ou no CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar da Marinha, em Belém-PA).
Os instrutores voluntários também são Práticos, o que favorece o aprendizado, sendo que todos, no mínimo, têm obrigatoriamente cinco anos de experiência, reconhecida capacidade técnica e facilidade de comunicação. Além da reciclagem, o curso promove a integração da Praticagem de diferentes regiões, a troca de informações e experiências, o contato com novas tecnologias e a padronização de procedimentos.
No último dia do workshop, os colegas estrangeiros irão, inclusive, participar de exercícios de análise de cadeias de erro e situações de emergência com os alunos da turma 01/2018 do ATPR, no CIAGA. Ao longo da semana, eles ainda terão contato com o Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Almirante Lima Filho, e farão visitas ao Conapra e à Praticagem do Rio de Janeiro. O encerramento será com um coquetel no CIAGA.