Niterói comemora neste 22 de novembro aniversário de 447 anos. E a Praticagem do Rio de Janeiro faz parte da história da cidade, banhada pelas águas da Baía de Guanabara, uma das quatro subáreas atendidas pelos nossos profissionais.
O marco de fundação do município data de 1573, quando Mem de Sá entregou as terras à direita da entrada da Baía de Guanabara ao chefe indígena dos temiminós, Arariboia – o mesmo da estátua que parece saudar quem chega à cidade de barca. A tribo de Arariboia teve papel fundamental na luta, ao lado dos portugueses, contra os franceses que insistiam em invadir o Rio. O lugar, na ocasião, passa a se chamar Aldeia de São Lourenço dos Índios.
Nos dias de hoje, Niterói se destaca por contar com o sétimo melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país e ocupar o topo do ranking no Estado do Rio, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A cidade concentra um dos mais importantes polos da indústria naval e de petróleo e gás do Brasil. Aliás, foi o berço do primeiro estaleiro do país, inaugurado na Ponta D’Areia, em 1846, por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
Outro motivo de orgulho para a população é ser conhecida como a cidade referência para a vela. Em medalhas olímpicas do esporte, atletas locais já ganharam 13. As praias niteroienses também viraram, nos últimos anos, palco importante para praticantes de canoa havaiana.
Nesses 447 anos, a Praticagem do Rio de Janeiro deseja que os bons ventos continuem soprando sobre Niterói. Parabéns!