Entre os dias 12/08/2024 e 15/08/2024, concluiu-se uma escala histórica para o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Em manobra conduzida por quatro Práticos do Rio de Janeiro, dois na atracação e dois na desatracação, realizou-se, com segurança, as operações de entrada e saída do MSC Orion, um ULCV (Ultra Large Contêiner Vessel) de 366 metros de comprimento, o equivalente a cerca de quatro campos de futebol.
É o maior navio a ter acessado a Baía de Sepetiba, o que coloca o Porto de Itaguaí em um rol seleto e restrito dos Portos, em todo o mundo, que são habilitados e capacitados a receber esse tipo de embarcação.
O sucesso na execução das manobras, inéditas e pioneiras, trará grandes vantagens comerciais e de logística ao Estado do Rio de Janeiro, pois aumenta o alcance da linha de frequência desse novo modal, fortalecendo o enlace com os demais portos brasileiros que já recebem esse navio e gerando incentivo a que mais portos venham a participar dessa nova linha.
“Pode parecer uma operação de poucos dias, mas trata-se de anos de planejamento, ações, correções, estudos, simulações, sugestões e mudanças, que somente foi possível devido à parceria entre a Praticagem do Rio de Janeiro e diversas outras entidades, incluindo o Sepetiba Tecon, que enxergou a questão mercadológica surgindo e sabia que precisava evoluir o Porto para não perder essa operação; as equipes dos simuladores da TPN-USP, do MITAGS (Baltimore) e da própria Praticagem do Rio de Janeiro, onde foram efetuadas corridas de validação e treinamento; a Autoridade Portuária, representada pela PortosRio, que acompanhou todo o processo de dragagem, alterações de balizamento e validação dos novos acessos e calados; e a Autoridade Marítima, representada tanto pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro quanto pela Delegacia de Itacuruçá, que estiveram sempre próximas e participando dos processos para autorizar a execução das manobras, permitindo o progresso do Porto e garantindo a segurança da navegação.
Destacamos que o Porto de Itaguaí foi o primeiro do Brasil a ter a operação autorizada e que, dentro em breve, esperamos ter o mesmo navio-tipo frequentando a Baía de Guanabara.
Compreendemos o papel social da Praticagem, de fomentar, com segurança, o crescimento da economia local, não só do nosso Estado quanto do nosso País, e ficamos felizes e gratos por ver esse sonho de tantos se tornando realidade” – destacou o Diretor de Relações Institucionais do Sindicato dos Práticos do Rio de Janeiro.
Para a Baía de Guanabara, espera-se para o final de setembro a conclusão da dragagem, e ainda em 2024 o início das operações com os ULCV de 366 metros de comprimento.