Notícias


Biblioteca da Fundação Gol de Letra, a única do Caju, conta com o patrocínio da Praticagem do Rio



Com patrocínio da Praticagem do Rio, a Biblioteca Comunitária do Caju, mantida pela Fundação Gol de Letra, é um porto seguro na comunidade. Lugar de leitura, pesquisa e de atividades culturais e educacionais, o espaço é o único equipamento do tipo no bairro, com público entre 500 e 700 pessoas por mês, de todas as idades.

A biblioteca fica num dos acessos ao Porto e, além de reunir estantes recheadas de livros – sobretudo infantojuvenis -, conta com uma ludoteca e quatro computadores, que ficam disponíveis para a população. A Praticagem do Rio passou a apoiar o local, que tem dez anos, agora em 2019, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ou Lei do ISS).

 

Mensalmente, o espaço também é movimentado com uma programação de qualidade que incluiu oficinas, debates, rodas de conversa com profissionais do mundo cultural e apresentação de filmes (o Cine Biblioteca).

– A biblioteca é aberta ao público e gratuita, sendo o único espaço dessa natureza aqui na região, com uma oferta de lazer e educação diversificada – ressalta Felipe Pítaro, coordenador-geral de Projetos da Fundação Gol de Letra no Caju, acrescentando. – Ela é um polo de experimentação e um lugar seguro para se estar fora da escola aqui no Caju. No mês de setembro, foram 800 atendimentos, com 70 livros emprestados.

Lá, a garotada exerce mesmo a criatividade. No dia 14 de dezembro, durante um grande sarau de fim de ano, será lançado na biblioteca (como parte do patrocínio da praticagem) o livro “Gol de letrinha”. A publicação foi produzida pelas próprias crianças atendidas na fundação, que assinam o texto e as ilustrações.

Experiência que virou exemplo mundo afora

Reconhecida pela Unesco como modelo mundial no apoio às crianças em situação de vulnerabilidade social, a Fundação Gol de Letra foi fundada há 21 anos pelos craques tetracampeões Raí e Leonardo. Há duas sedes – no Rio e em São Paulo -, sendo que na unidade carioca, no Caju, são 1.300 jovens atendidos em atividades que funcionam no contraturno escolar, num trabalho que segue a filosofia da educação integral.

No programa “Dois Toques”, são desenvolvidas práticas esportivas de lazer e recreação e oficinas de leitura, escrita e artes. No “Jogo Aberto”, crianças e adolescentes podem escolher duas modalidades esportivas, incluindo futsal, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa e judô. Já no “Juventude e Oportunidade”, são oferecidos cursos de qualificação para jovens a partir dos 16 anos e apoio para a entrada no mercado de trabalho. E o projeto “Comunidades” promove ações para a população do bairro, como voltados para o empoderamento das mulheres e discussões sobre sexualidade e igualdade de gênero, entre outros temas.

A Fundação Gol de Letra fica Rua Carlos Seidl nº 1.141C, Caju. Os contatos são (21) 3895-9001 e comunicacao@goldeletra.org.br.