Notícias


Praticagem acaba de ganhar nova logo, com navio de carga estilizado  



A Praticagem do Rio está com uma marca nova. O símbolo anterior, no formato de cubo, acaba de dar lugar a uma logo que tem como proposta dar a dimensão da importância econômica da atividade para o estado. Depois de uma série de pesquisas e discussões, o desenho final ganhou  elementos característicos do dia a dia dos práticos: um navio de carga envolto por uma rosa dos ventos estilizada.

A marca foi desenvolvida pelos designers Marco Antonio Menezes, Sergio Richiden e Eduardo Souto, do escritório Strenna Comunicação. Presidente do Sindicato da Praticagem do Estado do Rio de Janeiro, Everton Schmidt conta que o objetivo era criar um símbolo mais moderno, que representasse os novos tempos da atividade:

– A praticagem do Rio tem uma preocupação grande com o meio ambiente e está ligada a projetos importantes nessa área. Queríamos uma marca que traduzisse isso – afirma Schmidt, acrescentando que a logo, embora diferente da anterior, traz as cores tradicionais da atividade, reconhecidas em todo o mundo. – A nossa bandeira é vermelha e branca. Quando embarcamos em um navio, ela é içada, avisando que tem um prático a bordo.

Marco Antonio, que fez parte do time de designers, dá detalhes do processo de criação:

–  Temos um navio de carga visto pela proa, numa relação de contraste com a face direita do casco. A imagem sugere que a embarcação está chegando ao Rio.

O símbolo também dá uma ideia da visão dos profissionais que ficam na torre de controle do sindicato tem quando chega um navio pela Baía. Circundando a logo há a bússola, instrumento fundamental para a navegação.

– A marca anterior tinha o Cristo Redentor, uma âncora e um timão. Não havia um conjunto de elementos forte. Lá fora, encontramos marcas mais profissionais para a atividade. Buscamos desenvolver uma logo que fosse única – completa Marco Antonio.