Em meio à crise que abala o estado, os Práticos dão sua contribuição para tornar o Porto do Rio mais competitivo. No primeiro semestre de 2017, foi concluída a dragagem do canal de acesso para que embarcações maiores – com até 340 metros de comprimento e 48,5 metros de boca – possam atracar na cidade. Neste momento, os profissionais da Praticagem realizam testes de ganho de calado, assessorando a Capitania dos Portos.
A autorização da Capitania dos Portos para o início das manobras experimentais ocorreu ao final de agosto de 2017. Os navios maiores começaram a chegar dois meses depois, em outubro do mesmo ano. Mas o processo de aumento de calado, por questões de segurança, ocorre em etapas. A dragagem, iniciada no começo do ano de 2016, fará com que o calado passe de 13 metros com maré para até 14,30 metros. Antes da obra, que custou R$ 210 milhões ao governo federal, o Porto estava limitado a navios de até 300 metros de comprimento e 42 metros de boca, o que deixava o Rio de fora do mercado asiático – embarcações provenientes de países como Japão e China não tinham como entrar na Baía de Guanabara.
– A dragagem contou com atuação efetiva da Praticagem, que ajudou na elaboração do projeto. Os práticos participaram de simulações feitas na USP e deram sugestões. Agora, eles integram os testes (chamados de ramp up), que permitirão, por etapas, o aumento de calado. Neste ano de 2018, teremos a possibilidade de atender todos os navios conteineiros que frequentam os portos brasileiros – explica Luiz Henrique Carneiro, presidente da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), diretor-presidente da MultiRio, Terminal de Contêineres no Porto do Rio, e da Multi-Car,Terminal de Veículos do Porto do Rio, do grupo Multiterminais. – O Rio vai atingir em 2018 um padrão equivalente ao de seus concorrentes.
A expectativa é de que as mudanças no Porto ajudem na recuperação econômica do estado. Os dois terminais da Multiterminais recebem, por mês, entre 40 e 50 navios. Antes da recessão, esse número variava entre 50 e 60. Para 2018, Carneiro espera que a média volte ao patamar anterior à crise.
De acordo com a Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ), em 2016 o Porto do Rio movimentou mais de US$ 5 bilhões, sendo que de janeiro a agosto de 2017 o total ultrapassa os US$ 3,1 bilhões. Ele é o 11º porto brasileiro em valor movimentado e está em segundo lugar em valor agregado. Para se ter ideia da importância da atividade, o Porto do Rio é o maior gerador de impostos do estado. A volume arrecadado com ICMS foi de R$ 1 bilhão em 2016 (em 2015, o total chegou a R$ 1,66 bilhão).
Software conta com informações sobre condições ambientais captadas por boias no mar
Uma tecnologia desenvolvida em conjunto com a Praticagem pela empresa Argonáutica e a Universidade de São Paulo (USP) vai ajudar na entrada de navios maiores na Baía de Guanabara, aumentando a segurança. Chamado de Sistema Redraft, ele permite o cálculo de calado por meio do cruzamento de dados sobre as características das embarcações e de ventos, correntes, ondas e maré. Em fase de testes – iniciados no ano passado e que vêm sendo acompanhados pela Marinha – o Redraft transmite para uma central de informações em tempo real os dados captados por sensores instalados em duas boias fundeadas nas proximidades da entrada da baía.
– Os dados chegam brutos para nós e são processados pelo software junto com as características do navio. O Redraft, então, calcula o calado para aquele determinado momento ou para até 48 horas, com grande margem de segurança – explica o presidente do Sindicato da Praticagem do Estado do Rio de Janeiro, Prático Everton Schmidt, acrescentando que o calado delimitado pela Marinha para a Barra Grande é de 12,6 metros, sendo que a ferramenta matemática desenvolvida pela USP tem a capacidade de precisar melhor esse valor.
Veja também: Porto do Rio de Janeiro começa operar navios de grande porte
2 de novembro de 2018
Paraísos cercados de mar, que integram a geografia única da cidade do Rio, as ilhas são ambientes ricos em rochas, biodiversidade e histórias. Também são lugares cheios de segredos para os moradores e turistas que as admiram de longe. O livro "Ilhas cariocas", que acaba de ser lançado pela editora Andrea Jakobsson Estúdio, tendo a Praticagem do Rio como um...
5 de janeiro de 2023
O projeto é uma iniciativa do SindaRio e do IMAPOR, com o apoio da Praticagem do Rio de Janeiro. A meta é capacitar estes jovens talentos para o mercado de navegação, tão carente de mão de obra especializada. Por quase um ano os alunos tem aulas de inglês, afretamento, agenciamento, portos e várias outras matérias, com uma formação invejável para...
23 de outubro de 2018
Práticos marítimos acabam de doar cem coletes salva-vidas para moradores de áreas próximas a rios no Amapá. O estado possui a maior extensão de milhas náuticas do mundo. Confira a reportagem veiculada na TV Record: https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/cidade-alerta-rj/videos/praticos-doam-coletes-salva-vidas-para-moradores-de-areas-proximas-a-rios-22102018
14 de agosto de 2018
As perspectivas do Porto de Angra dos Reis foram tema de uma audiência pública na manhã da última sexta-feira (10/8) na Câmara Municipal da cidade, que contou com a presença da praticagem. Estiveram no debate o presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Gustavo Martins, e o presidente da Praticagem do Rio, Everton Schmidt. A audiência foi pedida pela Comissão...
31 de agosto de 2019
O I Seminário Brasileiro de Hidrografia Portuária Hidroportos será realizado dia 09 de outubro, das 8h às 18h, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. (Fonte: Conapra). Confira o vídeo abaixo: https://www.praticagemdobrasil.org.br/i-seminario-brasileiro-de-hidrografia-portuaria/
8 de setembro de 2023
Com o apoio institucional da Praticagem do Rio de Janeiro, foi realizado na quarta-feira (6) o seminário acadêmico “Manobra e Navegação, o Ensino em Ambiente Simulado”, organizado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) como parte das comemorações do Dia do Hidrógrafo. A Praticagem do Rio de Janeiro foi representada pelo seu coordenador de Adestramento, Luiz Antonio, e ainda por...
23 de junho de 2021
Em 20 de setembro de 1519, cinco embarcações partiram de Sevilha e, quase três meses depois, em 13 de dezembro, adentraram a baía do Rio de Janeiro (atual Baía de Guanabara) para reparos antes de seguir viagem. O local oferecia segurança e abrigo para aqueles que realizavam viagens de descobrimentos pela costa do Novo Mundo na direção Norte–Sul. A história...
5 de agosto de 2019
Um adolescente de 15 anos picado por cobra numa área remota do Rio Amazonas em Macapá , capital do Amapá, foi socorrido na última quinta-feira (01/08) graças à praticagem. A equipe da ZP-01, no distrito de Fazendinha, recebeu o pedido de ajuda de um ferryboat que trafegava em baixa velocidade por uma região de difícil acesso. Na embarcação, estavam o...
16 de maio de 2022
Presidente da Praticagem do Rio de Janeiro, Everton Schmidt foi homenageado nesta segunda-feira (16/5) pela comunidade marítima durante almoço organizado pelo Sindicato das Agência de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do RJ (SindaRio), na bela sede do Clube Naval no Centro. Na confraternização, que reuniu autoridades, empresários e representantes de sindicatos e instituições do setor, foram destacados o profissionalismo...